AUTÁRQUICAS 2020

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Plataforma Eleitoral/Boa Vista: José Luís Santos (MpD) elege água e saneamento como prioridade da sua equipa 23 Outubro 2020

A candidatura do partido ventoinha (MPD) à Câmara da Boa Vista nas eleições deste domingo,25, liderada pelo Edil cessante José Luís Santos, apresenta a sua plataforma eleitoral com um “grande” foco em projetos nos domínios da água e do saneamento.

Plataforma Eleitoral/Boa Vista: José Luís Santos (MpD) elege água e saneamento como prioridade da sua equipa

Com o lema “Juntos por uma Boavista ainda melhor”, a plataforma eleitoral da candidatura do Movimento para a Democracia (MPD), assenta em várias propostas ligadas a diferentes sectores de atividade: saneamento, saúde e educação, desporto, cultura, turismo, ambiente, habitação e ordenamento de território.

A programática autárquica da candidatura de José Luís Santos defende ainda que é necessário criar condições nos domínios da água e do saneamento e para isso diversos projetos estão em mente. Desta forma, a candidatura pretende fazer chegar a rede pública de água a todas as famílias de todos os povoados, massificar as ligações domiciliárias em todos os Bairros consolidados e promover ou apoiar a construção de casas de banho em todas as habitações da ilha da Boa Vista.

“Os projetos nos domínios da água e do saneamento constituem prioridades da nossa governação e nenhuma família ficará para trás”, expressou o candidato da lista do MPD.

Habitação social e economia

O sector da saúde e o deficit habitacional são duas áreas que a plataforma eleitoral de José Luís Santos dedica também uma atenção especial. No que toca à saúde, a candidatura pretende junto com o Governo, caso vença as eleições, transformar o centro de Saúde de Sal-Rei num hospital regional, apoiar o centro de saúde na instalação de um laboratório de virologia, criar um programa de médico em casa, apoiar o Ministério da Saúde na colocação de um médico e de um enfermeiro permanente na Zona Norte da ilha, e na aquisição de uma ambulância todo terreno com equipamento de reanimação.

A nível da política social e habitacional, os ventoinhas prometem implementar o Projeto de habitação económica e social, desenvolver o projeto Pro Habitar, a reabilitação de Casas, desenvolver o projeto de Arrendamento Jovem, promover Cooperativas de Habitação Jovem; Criação de condições habitacionais condígnas, estancar as construções clandestinas e fixar o limite urbano para novas construções, continuar com a legalização das habitações no bairro de Boa Esperança e o programa de realojamento das famílias do Bairro e de farinação.

Na economia, quer dar enfoque no sector da pesca, agricultura e pecuária com a criação de um espaço acostável e de desembarque dos botes, de um centro de pesca artesanal e de um centro de conservação do pescado na ilha, bem como, transformar o Centro de João Galego numa Cooperativa de Transformação e Comercialização de produtos agropecuários e a criação duma rede e do circuito comercial dos produtores da ilha, para o abastecimento dos Hotéis.

O turismo que também é o ponto forte da ilha, o concorrente à sua própria sucessão pretende apostar “fortemente” na promoção do turismo rural e nos circuitos turísticos ligados ao agroturismo, além de querer incentivar novas empresas para o campismo com cursos específicos para as guias.

Dinamização da cultura e desporto

A cultura e o desporto também são dois eixos que merecem a atenção da plataforma eleitoral do MPD. No plano cultural, as propostas da candidatura de José Luis Santos pretendem trabalhar para criar o Carnaval, o Festival d’Cruz, o Festival da Morna, Festival de "Buchada", ainda a criação da Casa da Morna em Povoação Velha e da Casa do Cabrer em Fundo das Figueiras.

A nível do desporto, a candidatura quer investir nos desportos náuticos e atividades de Praia, nomeadamente o Kitesurf, Windsurf, Surf e Skimboard. Neste mesmo ramo desportivo, a candidatura pretende investir na substituição da relva e iluminação do estádio, colocação da pista de atletismo e a construção de uma pista de tartan; construção e arrelvamento de um campo de treino, a conclusão da remodelação do Polivalente Dji Djung, a construção e o arrelvamento de um campo de treino da Estância de Baixo, a conclusão do Estádio “Ká Gadja”, o arrelvamento do Estádio de Fundo das Figueiras e de Estância de Baixo e a reabilitação do Polivalente Fundo das Figueiras.

Educação e projetos diversos

A lista do MPD, prioriza também nos valores no domínio da educação, apresentando vários projetos que a candidatura promete realizar caso vença as eleição: Massificação do ensino do inglês no pré-escolar e EBI; Reabilitação das escolas e jardins de infância; Apoio institucional aos profissionais da educação que fixem na ilha por 4 ou mais anos; Garantia de transporte digno e eficiente aos estudantes que se deslocam dos povoados para Rabil e Sal Rei, Implantação da Biblioteca Digital Municipal; Estabelecer um programa de bolsa de mérito para os melhores alunos da ilha nas universidades nacionais e internacionais com o objetivo de premiar a excelência dos alunos da ilha; Aumentar os protocolos de cooperação com Universidades para Bolsas e vagas aos alunos da Boa Vista.

Por outro lado, José Luís Santos, candidato à sua própria sucessão na Câmara Municipal da Boa Vista, pretende ainda implementar, em várias localidades da ilha, projetos diversos, nomeadamente a ligação internet com WiFi público em todas as praças de todos os povoados, a promoção formações à distância em conceito E-Learning e B-Learning em várias áreas de interesse para a ilha, além de desenvolver e implementar um aplicativo para a Gestão do serviço Táxi, implementar um sistema de Orçamento Participativo que considere todos os contributos; Quer ainda implementar a Polícia Municipal, criar o registo canino e promover uma política de adoção de cães e gatos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project