SERÁ NOTÍCIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Novo coordenador da Plataforma Sindical – Unir e Resgatar UNTC-CS disponível ao diálogo: Eliseu Tavares anuncia no entanto impugnar medidas ilegais da atual Secretária-geral 31 Maio 2021

O sindicalista Eliseu Tavares, presidente do SISCAP, acaba de ser eleito coordenador da Plataforma Sindical - Unir e resgatar a UNTC-CS, em substituição de Aníbal Borges, que era também presidente do STIF, que faleceu, no dia 02 de maio, vítima de Covid-19. Tavares mostra-se disponível ao diálogo, mas anuncia com a Plataforma vai impugnar algumas decisões ilegais tomadas de forma uniliteral pela atual Secretária-geral da UNTC-CS, Joaquina Almeida.

  Novo coordenador da Plataforma Sindical – Unir e Resgatar UNTC-CS disponível ao diálogo: Eliseu Tavares anuncia no entanto  impugnar medidas ilegais da atual Secretária-geral

A “Plataforma Sindical – Unir e Resgatar a UNTC-CS” – constituída por 12 dos 17 Sindicatos “verdadeiramente” filiados nesta Central Sindical, com proveniência e sede em diferentes ilhas e concelhos, designadamente Santiago, São Vicente, Sal, Santo Antão, São Nicolau, Boa Vista e maio, reuniu-se, nos dias 25 e 26 deste mês, presencialmente e por videoconferência, para, de entre outros pontos da ordem de trabalhos, eleger um novo Coordenador. Tudo por causa do falecimento, no dia 02 de maio deste ano, de modo “inesperado e prematuro” do anterior líder dessa corrente político sindical interna da UNTC-CS, Aníbal dos Reis Borges.

Conforme o comunicado remetido ao Asemanaonline, o dirigente sindical Eliseu Tavares, membro do Conselho Nacional da UNTC-CS e atual presidente do Sindicato da Indústria, Serviços, Comércio, Agricultura e Pesca (SISCAP), foi escolhido, por unanimidade, como o novo Coordenador da Plataforma. Ele será coadjuvado nas suas funções por dois Coordenadores Adjuntos: Tomaz de Aquino Delgado, presidente do Sindicato de Metalomecânica, Transportes, Turismo e Telecomunicações (SIMETEC) da ilha de São Vicente, e Maria de Brito Monteiro, Presidente do Sindicato dos Transportes, Comunicações e Administração Pública (SINTCAP), com sede no Sal.

Conforme ainda a nota enviada ao Asemanaonline, fazem parte do Núcleo Coordenador da Plataforma, Luís Fortes, Secretário Permanente do Sindicado dos Trabalhadores da Função Pública (SINTAP) e Carlos Bartolomeu do Sindicato Livre dos Trabalhadores de Santo Antão (SLTSA). Como Secretário Executivo da Plataforma, foi escolhido Manuel Gonçalves Varela, membro do Conselho Nacional da UNTC-CS e atual presidente interino do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Financeiras (STIF).

Homenagem a Aníbal Borges e diálogo com a SG da UNTC-CS

Após a eleição do novo Coordenador e a restruturação do seu Núcleo Coordenador, a “Plataforma Sindical – Unir e Resgatar a UNTC-CS” deliberou sobre outros aspetos importantes: Fixar a data para homenagem a memória do seu anterior Coordenador, Aníbal dos Reis Borges; Solicitar à Secretária Geral da UNTC-CS, com caráter de urgência, uma reunião do Conselho Nacional da UNTC-CS; Impugnar, junto dos Tribunais, as decisões unilaterais e ilegais, que têm vindo a ser tomadas pela Secretária Geral da UNTC-CS, nomeadamente a de aumentar as quotas de filiação dos Sindicatos, para o dobro e o triplo dos valores que antes estes pagavam, sem discussão e aval prévios do Conselho Nacional. A Plataforma deliberou ainda disponibilizar-se para o diálogo com a Secretária Geral da UNTC-CS com vista à normalização do funcionamento desta que ainda considerada a maior central sindical cabo-verdiana.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project