SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Plataforma Sindical demarca-se da manifestação convocada por sindicatos da UNTC-CS 05 Mar�o 2021

A Plataforma Sindical - Unir e Resgatar a UNTC-CS, em representação de 12 sindicatos filiados na mesma central sindical e mais o Sindicato Nacional de Professores (SINDEP), anuncia demarcar-se da manifestação convocada, para este sábado, 6, por alguns associados da UNTC-CS. Segundo fundamenta o porta-voz Aníbal Borges, os sindicatos que integram a Plataforma Sindical «não foram nem tidos nem achados na tomada desta decisão, que foi tomada pela Secretária-geral da UNTC-CS, Joaquina Almeida», sob capa de sindicatos filiados.

Plataforma Sindical demarca-se da manifestação convocada por sindicatos da UNTC-CS

«Esta é mais uma decisão que comprova o nível a que chegou a Sra. SG da UNTC-CS, passando por cima de todos os órgãos da UNTC-CS e excluindo os maiores Sindicatos da família da UNTC-CS que fazem parte da Plataforma Sindical – Unir e Resgatar a UNTC-CS. Tudo na vã tentativa de branquear a sua incapacidade de liderança desta central sindical e de defesa dos trabalhadores cabo-verdianos», lê-se na nota de imprensa referida.

Aníbal Borges, que é coordenador da Plataforma Sindical e presidente do Sindicato das Instituições Financeiras – STIF, faz questão de realçar que, nos termos dos Estatutos da UNTC-CS, cabe ao Conselho Nacional como o órgão máximo entre Congressos ou a maioria dos Sindicatos filiados na mesma central tomar a decisão de convocar qualquer manifestação, o não aconteceu no caso em apreço. «Convém perguntar às pessoas que anunciaram a manifestação em solidariedade com a Manifestação da Praia, nas ilhas do Sal e de S. Vicente, a que Sindicatos pertencem», questionou.

Segundo aquele dirigente nacional, a Plataforma Sindical considera, no entanto, que os trabalhadores são livres para tomar a decisão que acharem por bem, «mas recomenda a todos os associados em especial que, caso optarem pela participação, tomem as devidas precauções, evitando a violação da lei e a propagação da pandemia de Covid-19 que, infelizmente, continua a devastar e a ceifar vidas humanas em Cabo Verde.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project