Tendo em conta a situação da pandemia em que o país se vive, o compromisso deste candidato, é estar empenhado na gestão da crise, dar o máximo para responder à situação atual protegendo a saúde, o emprego, as empresas e cuidar das pessoas, principalmente as mais vulneráveis. “Temos uma agenda forte orientada para a aceleração das transformações estruturais e que se deve adaptar ao novo contexto do mundo pós-covid”, garantiu
O concorrente do MPD à sua própria sucessão diz que tem uma nova ambição e abordagem mais comprometida do município com o conceito de desenvolvimento orientado para a criação de valor económico, social, ambiental, urbanístico, para a segurança e o bem-estar das pessoas, numa perspetiva e compromisso geracional de longo prazo.
Herménio Fernandes frisa na sua plataforma eleitoral, que, caso vencer as eleições, pretende dinamizar a economia local, criando um ecossistema empresarial local para apoiar as iniciativas económicas e empresariais para a geração de riquezas, rendimentos e para as pessoas. Na mesma linha, quer posicionar São Miguel como um município pró-negócios, transformar numa plataforma de prestação de serviços, dinamizar a economia azul, economia verde e a agricultura inteligente e o turismo.
Anuncia que vai priorizar alguns eixos que considera ser fundamental para o desenvolvimento do conselho de São Miguel. Um deles tem a ver com a “boa governação”, com a intenção de promover o desenvolvimento sustentável garantindo uma instituição forte, capaz, impermeável e transparente. E segundo o mesmo, igualmente, pretende posicionar a Edilidade como a porta de entrada para atuação de novos investimentos, promoção das potencialidades endógenas do território e dos talentos locais em todas as esferas da sociedade micaelense.
O documento ainda destaca que, a candidatura do MPD vai ainda focar na garantia de acesso à habitação condigna e casas de banho, à ligação domiciliária de água e energia a todas as famílias, garantindo o acesso à água potável tanto para o consumo como para a agricultura para responder às demandas da população.
Na saúde, o foco desta candidatura continua a ser na promoção da saúde física e mental e o bem-estar, aumentando a espectativa de vida para todos e melhorar o acesso aos cuidados de saúde de qualidade, sem deixar ninguém para trás. O candidato compromete-se a acelerar os processos alcançados até agora,garantindo a assistência em casa aos idosos, acamados e todos aqueles que sentem impossibilitados ou dificuldades com dificuldades de mobilidade.
Conforme a mesma plataforma eleitoral, a nível da cultura a candidatura do partido ventoinha vai trabalhar na reabilitação dos patrimónios históricos, religiosos e culturais, na implementação da casa das artes da zona norte em Achada Bolanha com a reabilitação do antigo centro comunitário, na construção do Museu da Cidade, na requalificação da Aldeia dos Rabelados e na requalificação de Mangue 7 Ribeiras, com o intuito de promover a cultura no município.
O candidato pretende ainda, no sector da pecuária, transformar esta prática numa atividade geradora de rendimento, promovendo a criação organizada, em espaços adequados, com todas as condições de higiene e segurança sanitária, que propicie a introdução de raças melhoradas e aumento de criação.