LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Pneumonia mata a cada hora e meia em Portugal, mas a causa é prevenível 12 Novembro 2020

Todos os dias são internadas 81 pessoas com pneumonia, 16 acabam por morrer. Ou seja, a cada hora e meia morre uma pessoa vítima daquela que é uma das principais causas de morte prevenível em Portugal. De salientar que hoje é o “Dia Mundial da Pneumonia”, que se assinala a 12 de Novembro.

Pneumonia mata a cada hora e meia em Portugal, mas a causa é prevenível

A vacinação antipneumocócica é a forma mais eficaz de se proteger contra a pneumonia. O alerta é do Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, da Fundação Portuguesa do Pulmão e da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

Segundo o “Observador”, durante todo o ano, são registados casos de pneumonia, mas é nesta época que se regista o maior número de casos. “Crianças e adultos a partir dos 65 anos e pessoas que sofram de comorbilidades como a diabetes, doença cardíaca crónica, asma ou doença pulmonar obstrutiva crónica fazem parte dos grupos de risco e, por isso, são particularmente aconselhadas a fazer a prevenção”, cita a nossa fonte.

Especialistas em saúde pública revelam que a vacinação vai impedir que doentes com neoplasias, com cancro que tem diminuição da capacidade imunológica, tenham pneumonias, “ao contrário do que é frequente se não forem vacinados”. As pessoas com mais de 65 anos devem ser vacinadas. Fica mais barato ao Estado e é melhor as pessoas gastarem o dinheiro nessa vacina do que estar a sofrer de pneumonia", comenta José Alves, presidente da Fundação Portuguesa do Pulmão.

Em Portugal, a pneumonia custa em média 80 milhões de euros por ano, o que significa que, por dia, se gastam 218 mil euros apenas com o tratamento e internamento relacionados com a doença, embora os custos indiretos, como o absentismo laboral, não estejam contemplados nestes cálculos.

Recorde-se que o “Dia Mundial da Pneumonia, que se assinala a 12 de Novembro, foi proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença, que segue sendo a principal causa de morte em crianças de até cinco anos de idade.

Causas e sintomas

A pneumonia é uma infecção nos pulmões provocada por bactérias, vírus ou fungos. O Streptococcus pneumoniae é o agente causador em 60% dos casos, sendo responsável por 1,6 milhões de mortes por ano em todo o mundo.

Especialistas em medicina alertam que se a pneumonia é diagnosticada e tratada de forma adequada, dificilmente acontece um agravamento do quadro. “Por isso, para auxiliar na padronização e na qualidade do atendimento médico em cada caso, recomendam ao profissional de saúde que leia a atualização das recomendações de manejo da pneumonia adquirida em comunidade”, escreve o “Observador”.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project