ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Polémica com via Bangaeira a Piorno no Fogo: Troço de estrada ou «troça de estrada»? 23 Julho 2020

Os cerca de 8 quilómetros da nova estrada de quatro metros de largura, que liga a zona da Bangaeira em Chã das Caldeiras a Piorno no Fogo, devendo na sua segunda fase conetar com Campanas de Cima, continua a dar que falar. Em causa está a afirmação do Primeiro-ministro, durante a sua inauguração no dia 18, segundo a qual essa via «representa uma das melhores estradas construídas em Cabo Verde».

Polémica com via Bangaeira a Piorno no Fogo: Troço de estrada ou «troça de estrada»?

Segundo apurou o ASemanonline, as vozes críticas, sobretudo de Chã das Caldeiras, dizem tratar-se « de troça da estrada», com quatro metros de largura, pedrada (não calcetada) e com curva de 90 graus (ver foto da estrada nova e da asfaltada à entrada de Chã no governo de José Maria Neves).

Os protestos, com humor pelo meio, circulam intensamente através das redes sociais e meios da comunicação social, por pessoas afetas aos partidos da oposição, por vozes independentes e algumas pessoas do MpD.

«Ulisses quer gozar com a inteligência das pessoas do Fogo.Esta (ver na Foto) é a estrada que o Ulisses Correia foi inaugurar no Fogo e depois querem que fiquemos todos calados ou senão estamos contra o MpD ou contra o Ulisses Correia? Meus caros, independentemente de partido ou governo isto aqui é uma autêntica vergonha. Sair da Praia com um batalhão (de membros do governo) para ir inaugurar isto? É vergonhoso para não dizer outra coisa», escreveu na sua página de facebook, Cândido Barbosa Rodrigues, ex-deputado do MpD pelo Círculo Eleitoral das Américas.

Já Cláudio Silva criticou, na rede social, o traçado dessa estrada estreita e com curva de 90 graus propiciadora de acidentes. «ULISSES foi ao Fogo inaugurar a única estrada do mundo com uma curva de 90 graus, quando há espaços planos e suficientes ao lado dessa curva. Merece mais um mandato ou não?», comentou.

Mas o caso, que viraliza nas redes sociais, tem merecido ainda o protesto de Rui Oliveira Silva. «Isto é mesmo a sério! Ou a foto foi manipulada? 130 mil contos num troço de Estrada de 8 km no FOGO, classificada como sendo a melhor estrada jamais construída em Cabo Verde? E faltam ainda 25 km por construir...»

Nova via e afirmação do chefe do governo

«São cerca de 8 km de estrada de Bangaeira a Piorno, que representa uma das melhores estradas construídas em Cabo Verde pela dificuldade e pelo valor”, indicou o Primeiro-ministro, no ato de inauguração desta obra, no sábado, 18, na ilha do Fogo.

Conforme Ulisses Correia e Silva, a estrada valoriza toda a zona de Bangaeira até Piorno, nesta primeira fase, sendo que na fase seguinte fará ligação com Campanas de Cima.

“Valeu a pena o investimento de 130 mil contos, vamos continuar com o troço que falta para concluir esta grande via de cerca de 25 km, partindo de Chã das Caldeiras até Campanas de Cima. Esta infraestrutura estruturante aumenta o potencial de crescimento e desenvolvimento do Fogo, nossa maior pretensão para que possamos ter uma economia muito mais dinâmica na ilha, com capacidade de criar oportunidade de emprego e rendimento e potenciar aquilo que o Fogo tem: o Vulcão, as paisagens espetaculares e as suas gentes”, apontou, segundo o site oficial do Governo. O Primeiro-ministro indicou que Chã das Caldeiras, em particular, “ganha, do ponto de vista turístico com nova via, por causa das paisagens impressionantes ao longo do percurso, com possibilidade de criar um roteiro muito interessante, e, do ponto de vista económico, porque são áreas e zonas de muita produção agrícola.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project