DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Polémica no Futebol do Fogo: Conselho de Justiça da FCF dá razão ao Conselho Jurisdicional da ARFF 23 Agosto 2018

O Conselho de Justiça da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) deu razão à decisão do Conselho Jurisdicional da Associação Regional do Futebol do Fogo, no caso que envolve a equipa da Esperança de Achada Furna, que milita no segundo escalão do regional da ilha do vulcão. Segundo o acórdão da FCF, “entende-se que a deliberação do Conselho Jurisdicional está bem fundamentada e a decisão consequente e, por conseguinte, a decisão desse órgão não tendo sido sujeito a um recurso com pedido de nulidade ou anulabilidade ilidade nos termos regulamentares, parece ser correta”. Lê-se ainda no acórdão de que “vale sublinhar, uma vez mais, que as deliberações do CJ da ARFF, quando tomadas com legitimidade e na legalidade, bem assim, considerando os efeitos dos resultados dos jogos homologados deverão ser respeitadas e cumpridas sob pena de se cair num caos organizacional e de disciplina na realização das actividades desportivas”.

Polémica no Futebol do Fogo: Conselho de Justiça da FCF dá razão ao Conselho Jurisdicional da ARFF

Nos últimos meses, a ilha do Fogo viveu um clima de tensão no domínio do futebol. É que tem acontecido alguns protestos no seio das equipas e dos amantes dessa modalidade desportiva. Esta polémica iniciou com o Conselho Jurisdicional a desautorizar o Conselho de Disciplina e a Direção da Associação, na sequência dos vários protestos julgados pelo Conselho Jurisdicional. É que este órgão deliberou num sentido, mas o Conselho de Disciplina e a Direcção da Associação decidiram em sentido contrário, acabando por beneficiar a formação de Baxada, de Cova Figueira, e deixando de fora da segunda fase a formação de Esperança, de Achada Furna.

Na sequência de conflitos de competência entre o Conselho Jurisdicional(CJ) e a própria direcção e o Conselho de Disciplina da Associação, com o Conselho Jurisdicional a decidir favoravelmente a formação de Esperança de Achada Furna, mas a direcção mais o Conselho de Disciplina revogou esta decisão do CJ, atribuindo a formação de Baxada pontos na secretaria sem o necessário recurso.

Por este motivo, a formação de Esperança intentou um recurso contra a decisão da Direcção e do Conselho de Disciplina, junto do Tribunal da Comarca de São Filipe. Ainda não é conhecida a decisão deste órgão. Pediu também o cabal esclarecimento junto do Conselho de Justiça da FCF.

Segundo a decisão do CJ, reproduzido através de um acórdão, “entende-se que a deliberação do Conselho Jurisdicional está bem fundamentada e a decisão consequente e, por conseguinte, a decisão desse órgão não tendo sido sujeito a um recurso com pedido de nulidade ou anulabilidade nos termos regulamentares, parece ser correta”.

Conforme a mesma fonte, “vale sublinhar, uma vez mais, que as deliberações do CJ da ARFF, quando tomadas com legitimidade e na legalidade, bem assim, considerando os efeitos dos resultados dos jogos homologados deverão ser respeitadas e cumpridas sob pena de se cair num caos organizacional e de disciplina na realização das actividades desportivas”.

Uma situação que gerou alguma confusão no seio dos amantes do desporto rei na ilha, resultando em suspensão da segunda fase do campeonato regional do Fogo durante algumas semanas. Mas a direção da ARFF, veio posteriormente retomar a prova.

Uma decisão que não agradou o Conselho Jurisdicional. Inclusive, o Presidente do Conselho Jurisdicional, Nilton César Nunes, acusou categoricamente a ARFF, considerando que a intenção "forçosa" de colocar a equipa de Baxada na segunda fase de jogos de segunda divisão aparenta ter contornos e indícios de corrupção por parte da própria ARFF.

Conforme os resultados da prova, as equipas de Baxada e Desportivo de Cova Figueira consiguiram conquistar os dois primeiros postos do regional do segundo escalão. Resta conhecer a decisão do Tribunal da Comarca de São Filipe sobre esta matéria que vai fazer correr muita tinta.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project