MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Iraque: Polícia mata família de 20 — Atuou baseada em denúncia falsa de genro 04 Janeiro 2022

A operação policial que provocou a morte de 20 pessoas da mesma família, na quinta-feira 30 na área de Bagdad, está a ser alvo de investigação e visa não só o denunciante, mas também doze polícias — "nove oficiais e três agentes". Os treze foram ouvidos hoje (2ªfª, 3) por um juiz de instrução, de acordo com um comunicado do CSMI-Conselho Supremo da Magistratura iraquiano, citado pela agência de notícia INA.

Iraque: Polícia mata família de 20 — Atuou baseada em denúncia falsa de genro

A tragédia ocorreu na aldeia de al-Rachayed, quando unidades das forças de resposta rápida (forças especiais) e de segurança nacional invadiram uma casa à procura de duas pessoas acusadas de terrorismo.

"Segundo os interrogatórios, verifica-se que a causa da tragédia se deve a informações falsas prestadas pelo sobrinho e genro de uma vítima, como resultado de uma disputa familiar", refere o Conselho Supremo da Magistratura.

O denunciante "forneceu informações falsas aos serviços de segurança, ao indicar que naquela casa estavam dois terroristas procurados [pela justiça]", acrescenta o comunicado do CSMI.

O conselho de magistratura indica ainda que a investigação irá continuar e especifica terem sido expedidos quatro mandados de detenção, sem identificar os sujeitos.

Na noite da tragédia, a INA noticiou "a morte de 20 civis", adiantando que eram todos da mesma família e que o proprietário do local havia "aberto fogo" e "recusava render-se".

Já na sexta-feira, as forças de segurança anunciaram que tinham sido detidos vários polícias, mas sem fornecer detalhes acerca das suas identidades.

Em 2017, o Iraque declarou a vitória sobre o Estado Islâmico alegando ter recuperado todos os territórios perdidos desde o verão de 2014, numa área calculada em um terço do território. Entretanto o EI mantém "a maior parte do territótio iraquiano e de onde lança ataques sobre as maiores cidades controladas pelo governo".

Fontes: AP/INA/...

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project