Esta meta, conforme o vereador Valter Silva, consta do Plano de Atividade da Câmara Municipal para 2021, em que a previsão é aumentar para 2.400 o número de agregados familiares a beneficiar deste rendimento (5.500 escudos/mensais).
Conforme escreve a Inforpresss, este autarca diz que a autarquia pretende que mais 800 famílias recebam o RSI no próximo ano e que todas as pessoas com mais de 60 anos de idade recebam, também, a pensão social de sobrevivência (6.000 escudos/mensais), no município do Porto Novo.
De salientar que o RSI é um programa do Governo, que consiste na transferência de renda a famílias economicamente activas que vivem em “situação de extrema vulnerabilidade” e que tenham sob os seus cuidados crianças menores de 15 anos.
“A identificação dos potenciais beneficiários do programa é feita pelas câmaras municipais através do Cadastro Social Único (CSU), instrumento que identifica e classifica a família de acordo com o grau de pobreza, garantindo maior transparência na atribuição do RSI. No concelho do Porto Novo, mais de 3.400 famílias estão inscritas no CSU”, cita a Inforpress.