SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Porto Novo: Agricultores normalizam produção de tomate com controlo da praga traça do tomateiro 19 Agosto 2021

Os produtores de tomate no concelho do Porto Novo estão a conseguir aumentar a produção do tomate, depois de controlar a praga da traça do tomateiro, que há década e meia tem ameaçado esta cultura em alguns vales. Os agricultores têm adotado a estratégia do “isco e armadilhas” para combater a praga. O problema de água para rega já foi solucionado, o que representa um “alívio” para os agricultores.

Porto Novo: Agricultores normalizam produção de tomate com controlo da praga traça do tomateiro

A Inforpress avança o caso do vale da Ribeira Fria, considerado um dos principais produtores de tomate da ilha de Santo Antão, onde a traça do tomateiro, uma borboleta que ataca esta cultura, está a ser controlada, segundo a porta-voz dos agricultores, Joana Silva.
“A produção está a normalizar, porque temos conseguido controlar essa praga. Os agricultores estão agora satisfeitos”, sublinhou Joana Silva, explicando que a traça do tomateiro, que tem fustigado, há cerca de 15 anos, as culturas do tomate e couve, está a ser combatido através de “isco e armadilhas”.
Ainda na Ribeira Fria, já foi reparado o problema que condicionava a produção de água para agricultura, mais concretamente uma avaria no sistema fotovoltaico, para alívio dos lavradores, que voltam a adquirir água a um custo baixo.
Também, na Ribeira dos Bodes, o representante dos agricultores, Jailson Monteiro, informou que a classe está a conseguir controlar essa praga, que já não tem causado “muitos danos” às culturas do tomate e da couve, na localidade.
Os técnicos do Ministério da Agricultura e Ambiente no Porto Novo têm estado a trabalhar com os agricultores, apoiando-os a combater esta praga, cuja “situação está controlada”.
O delegado deste ministério no concelho, Joel Barros, confirma que a traça do tomateiro tem sido combatida através de “armadilhas”, encontrando-se, actualmente, “a situação controlada”, citado pela Agência Caboverdiana de Notícias.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project