SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Porto Novo/Agricultura: Câmara do Porto apresenta Projeto Sistemas Agroflorestais de Santo Antão 04 Junho 2021

A apresentação do projeto, que se enquadra na Semana do Ambiente, aconteceu na quarta-feira, 2, no salão nobre da Câmara Municipal do Porto Novo. O referido projeto tem como objetivo específico incrementar a produtividade agrícola e a resiliência às alterações climáticas através da implementação de sistemas agroflorestais em Santo Antão. A sua implementação conta com uma vasta lista de parceiros.

Porto Novo/Agricultura: Câmara do Porto apresenta Projeto Sistemas Agroflorestais de Santo Antão

Conforme a edilidade, neste Sistema se aplica princípios da agroecologia os quais permitem regenerar áreas degradadas, com espécies com diferentes funções incluindo alimentação humana e animal, aumento da retenção de água, da captação de carbono, da incorporação de matéria orgânica no solo, da evapotranspiração e da humidade atmosférica, da resiliência das culturas, luta natural contra pragas e redução da dependência de insumos externos.

Esta iniciativa, explica, contempla a Criação de 3 campos experimentais e viveiro, realização de ensaios de cultivo de espécies forrageiras e para a produção de ração Incorporação de matéria orgânica no solo, montagem de sistema de captação de água do nevoeiro e aplicação de hidrogéis e cocoons. Isto sem contar com a nstalação de sistema de captação e reservatórios para água da chuva, montagem do sistema de rega gota-a-gota com painéis solares, realização de formações em agroecologia, maneio holístico, nutrição animal, captação e uso eficiente da água, desertificação e alterações climáticas.

O projeto Sistemas Agroflorestais é promovido pela ADPM Mértola - Associação de Defesa do Património de Mértola sediada em Portugal, em parceria com três associações comunitárias cabo-verdianas, a Associação Luz Verde Do Norte"ALVEN".

Associação dos Jovens Agricultores da Zona Peri-Urbana de Porto Novo (AJAZPUPN), Associação das Mulheres do Planalto Leste (AMUPAL - Casa das Caldeiras), mas também a Câmara Municipal do Porto Novo, a Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente do Porto Novo e a Cooperativa Montado do Freixo do Meio que implementa diariamente práticas de agroecologia em Portugal.

Esta acão enquadra-se no projeto GCCA+ West Africa (GCCA+ AO) financiado pela União Europeia (EU International Partnerships) no âmbito do programa Intra ACP da iniciativa “Global Alliance against Climate Change Plus” (GCCA +), implementado pela Expertise France, sob a liderança política e institucional da Cedeao ecowas, e com a parceria técnica do CILSS, o qual visa participar no esforço regional da África Ocidental para implementar o Acordo de Paris sobre o clima.
AC/Redação

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project