CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Porto Novo/Ano agrícola: Associação alerta para “situação difícil” de muitos criadores de gado face à demora na queda de chuva 19 Setembro 2021

A Associação dos Criadores de Gado do Porto Novo, Santo Antão, alertou hoje para a “situação difícil” por que passam já os criadores, face à demora na queda de chuvas, praticamente, em todo este concelho.

Porto Novo/Ano agrícola: Associação alerta para “situação difícil” de muitos criadores de gado face à demora na queda de chuva

Segundo a Inforpress, o representante desta associação, Romeu Rodrigues, disse à Inforpress que “muitos criadores” já estão a ter “grandes dificuldades” para manter os seus animais, dada a demora na queda de chuvas, mas, sobretudo, por causa do aumento do preço do milho, que varia entre 1.400 escudos e 2.200 escudos/saco, e da ração, que chega aos 1.700 escudos/caso de 25 quilos.

“Há muitos criadores que estão já a enfrentar uma situação muito difícil, a precisar de algum apoio, sob pena de vir a desfazer dos seus animais dentro de algum tempo”, avisou este responsável, que destacou ainda as dificuldades da classe em conseguir água para abastecer o seu efectivo.

Os criadores de gado em diferentes localidades deste município, em conversa com a Inforpress, considerammque, perante a possibilidade de Porto Novo enfrentar mais um mau ano agrícola, “o Governo devia pensar já num plano para apoiar” os pastores a salvarem os seus animais.

“Como se não bastassem os problemas criados pela covid-19, agora esta seca para nos complicar ainda mais a nossa vida”, lamentou um criador de gado em Morro Tubarão, na zona baixa do município do Porto Novo, apelando ao Governo a ajudar a classe.

Porto Novo, com um efectivo pecuário à volta de 25 mil cabeças de gado, tem na pecuária uma das suas principais actividades económicas, estimando-se que 500 famílias vivem, essencialmente, da criação de animais, refere a fonte deste jornal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project