NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Porto Novo: Artesãos querem resgatar tradição antiga de confecção de calçados para mercado nacional 06 Dezembro 2022

Os artesãos no município do Porto Novo, Santo Antão, depois de receberem formações em arte de cabedal, pretendem resgatar a tradição de confecção de calçados antigos, chaveiros, carteiras e outros objetos para o mercado nacional.

Porto Novo: Artesãos querem resgatar tradição antiga de confecção de calçados para mercado nacional

Artesãos locais, muitos dos quais ligados à actividade pecuária no município, têm recebido formações em arte de cabedal, pretendendo agora resgatar esta tradição antiga e apostar nos calçados, chaveiros, carteiras, que “podem servir tanto para vender localmente como para exportar” para outras ilhas.

Esta pretensão foi manifestada, segunda-feira, por alguns artesãos durante o encerramento de mais uma formação em arte de cabedal, ministrada pelo Atelier Beto Diogo, no concelho do Porto Novo, numa iniciativa da Associação dos Amigos da Natureza, com sede em São Vicente.

A formação, que decorria desde o dia 21 de Novembro, no laboratório experimental de artesanato e design do Porto Novo, contemplou quase duas dezenas de artesãos que pretendem aproveitar a pele dos animais para produzir sandálias e outros objectos para o mercado cabo-verdiano.

A formação, que se enquadrou no âmbito do projecto “Estruturação da cadeia de ruminantes, fortalecendo os sistemas de produção, agregação de valor ao produto e comercialização”, terminou com uma exposição de produtos artesanais confeccionados a partir de cabedal.

Este projecto, financiado pela Agência Regional para Agricultura e Alimentação da CEDEAO e a Cooperação Suíça, é promovido pela Associação dos Amigos das Natureza e a Associação de Criadores de Curral Tortolho.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project