SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Porto Novo: Associação dos Agricultores da Casa de Meio espera até finais do ano normalizar preço de água para rega 28 Junho 2022

A Associação dos Agricultores da Casa de Meio, Porto Novo, Santo Antão, prevê até finais deste ano normalizar o preço de água para rega nessa localidade, com novos investimentos no parque solar local, segundo o líder associativo.

Porto Novo: Associação dos Agricultores da Casa de Meio espera até finais do ano normalizar preço de água para rega

Segundo escreve Inforpress, Hipólito Lima explicou que o custo de água para rega em Casa de Meio aumentou, nos últimos meses, com a paralisação do parque fotovoltaico, o que obrigou a associação local dos agricultores a recorrer à energia convencional a partir da rede pública para produzir água.

Face à situação, que deixa “apreensivos” os lavradores, a Associação dos Agricultores da Casa de Meio tem está a investir, com recursos próprios, na aquisição de novos painéis, avançou este responsável.

Até agora, informou, conforme a mesma fonte, já foram investidos cerca de 1.300 contos na aquisição de novos painéis, mas falta ainda investir “muito mais” para que o parque solar, paralisado desde setembro de 2021, volte a funcionar em pleno.

Hipólito Lima disse que a organização que dirige espera poder, até Dezembro, normalizar a situação com investimentos em novos painéis.

O parque fotovoltaico, instalado há oito anos, no âmbito da cooperação portuguesa, permitiu reduzir em 70 por cento (%) o custo de água para rega nesta zona, numa altura em que muitos agricultores estavam a abandonar as suas terras, alegando, precisamente, o elevado custo de água, cita Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project