SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Porto Novo: Associações dizem que desemprego está a afectar várias comunidades rurais 16 Agosto 2021

As associações comunitárias têm vindo a alertar para a situação de desemprego que afecta várias localidades no interior do município do Porto Novo, exortando a edilidade porto-novense a abrir frentes de trabalho para acudir às populações mais vulneráveis.

Porto Novo: Associações dizem que desemprego está a afectar várias comunidades rurais

No Planalto Norte, conforme escreve Inforpress, Marciano Guilherme, dirigente comunitário, informou que, neste momento, o desemprego afecta, praticamente, todas as famílias nesse planalto, lamentando que uma frente de trabalho, que estava a cargo da associação local, tenha sido suspensa, estando no desemprego mais de 30 chefes de família.

Na Ribeira das Patas, um representante da associação para o desenvolvimento integrado dessa localidade, volta a alertar para o desemprego que afecta “inúmeras famílias” que vivem em “situação de extrema vulnerabilidade”.

Também, segundo avança a mesma fonte, na Ribeira dos Bodes, o representante da comunidade, Henrique da Luz, admite que, pelo menos, 20 famílias nessa zona estão a precisar de emprego público, já que não têm outro meio de sustento.

São famílias que não dispõem de parcelas agrícolas e que precisam de “um dia de trabalho nas frentes” para se sustentar.

Igualmente, no Planalto Leste, a presidente da associação das mulheres desse planalto, Josefa Sousa, voltou a alertar para o desemprego generalizado nessa zona que afecta, sobretudo, as mulheres chefes de famílias.

Em Casa de Meio, o líder associativo, Hipólito Lima, disse que os jovens dessa comunidade estão todos no desemprego, actualmente.

Os jovens locais foram contemplados com um projecto agrícola, mas que está ainda “longe de produzir resultados”, encontrando-se na fase de preparação das parcelas, cita Inforpress.

Até lá, o representante da comunidade entende que se deveria abrir uma frente de trabalho para acudir esses jovens.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project