O vereador da edilidade porto-novense, Valter Silva, que responde pelo pelouro de desenvolvimento económico, informou que já são 52 jovens que estão a exercer esta actividade, graças aos terrenos distribuídos pelo Estado de Cabo Verde em regime de posse plena.
Valter Silva, que esteve de visita aos jovens agricultores de Chã de Norte, avançou que a reabilitação do sistema de produção de água nesta localidade e a distribuição de 11 hectares de terrenos para 52 jovens agricultores tem feito “toda a diferença” na vida desses agricultores.
Conforme números apurados pela Inforpress, já são mais de 250 famílias contempladas, até agora, com parcelas de terras no concelho do Porto Novo para a promoção da agricultura.
Essas parcelas, numa extensão de mais de 60 hectares de terrenos, o equivalente a 60 campos de futebol, foram cedidas, nos últimos oito anos, a título definitivo aos agricultores em Casa de Meio, Chã de Norte, Ponte Sul/Chã de Mato, Ribeira dos Bodes e em Manuel Lopes.
No perímetro agrícola de Morro Cavalo, na Ribeira da Cruz, os 40 agricultores locais esperam também receber a posse plena dos terrenos do domínio público do Estado, que cultivam há já alguns anos, conforme o representante dos lavradores, José Lima. A Semana com Inforpress