CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Porto Novo: Criadores do Planalto Norte esperam mais de dois meses para ter água para o gado 13 Novembro 2021

Os criadores de gado no Planalto Norte, Porto Novo, na ilha de Santo Antão, esperam mais de dois meses para conseguir água para os seus animais, informou esta sexta-feira, 12, o porta-voz da classe, Aníbal Lima.

Porto Novo: Criadores do Planalto Norte esperam mais de dois meses para ter água para o gado

À Inforpress, Aníbal Lima explicou que a situação se deve ao facto da única viatura autotanque do Ministério da Agricultura e Ambiente neste concelho ser insuficiente para atender às solicitações da classe, considerando que o “problema de água” constitui a “principal população” dos pastores no Planalto Norte, nesta altura.

“Neste momento, a nossa principal preocupação é a falta de água. Passamos mais de dois meses à espera do autotanque do MAA. Somos muitos criadores de gado para um único camião autotanque”, avisou a mesma fonte, para quem os pastores do Planalto Norte têm conseguido, para já, comprar ração.

Porém, alguns criadores neste planalto, abordados pela Inforpress, dizem que estão a ter dificuldades para manter os seus animais, dado à falta de chuva, aliada ao preço elevado da ração animal.

António Neves disse que os criadores estão numa “situação muito difícil” por causa da falta de água e de pasto, uma preocupação partilhada também pelo colega Luciano Santos, escreve a Inforpress, acrescentando que existem, em todo o concelho do Porto Novo, cerca de 27 mil cabeças de gado distribuídas por cerca de 500 criadores.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project