CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Porto Novo: Criadores em Ponta Sul/Chã de Mato perderam 400 cabeças de gado dizimados por cães vadios 17 Novembro 2020

Os criadores em Ponte Sul/Chã de Mato, no interior do Porto Novo, em Santo Antão, perderam, nos últimos tempos, cerca de 400 cabeças de gado (cabras) dizimados pelos cães vadios, que deambulam por essa localidade e arredores.

Porto Novo: Criadores em Ponta Sul/Chã de Mato perderam 400 cabeças de gado dizimados por cães vadios

O alerta é do representante dos criadores de gado locais, Augusto Fortes, que é também líder associativo em Ponte Sul/Chã de Mato, onde, avançou à Inforpress, os criadores continuam a perder os seus animais, devorados pelos cães vadios, que já mataram, ultimamente, cerca de 400 cabras.

Os cães continuam a tirar o sono aos criadores dessa zona e arredores, que se dizem “revoltados” com essa situação, que, no seu entender, “devia merecer uma atenção das autoridades competentes”.

Segundo descreve a mesma fonte, um pouco por toda a ilha de Santo Antão, os criadores de gado continuam a braços com o problema dos cães vadios, que, a seu ver, constitui “uma ameaça” à actividade pecuária nesta ilha.

Desde Ponte Sul/Chã de Mato, passando pela zona baixa da cidade do Porto Novo, Planalto Leste, Santa Isabel, os criadores têm estado a alertar para o facto de estar a perder os seus animais dizimados pelos cães abandonados, contabilizando já “avultadas perdas”.

O representante da Associação dos Criadores de Gado do Porto Novo, Romeu Rodrigues, fala em “enormes prejuízos” contabilizados já pelos criadores, nos últimos anos, provocados por cães vadios.

No município do Porto Novo, recorde-se, foi criada, em Março deste ano, uma comissão de acompanhamento desta problemática para “preparar medidas”, visando resolver o problema, que ameaça a actividade pecuária neste município e em toda a ilha de Santo Antão, refere a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project