BREVES NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Porto Novo: Dessalinizadora de água do mar da APP comemora 15 anos de existência 07 Dezembro 2022

A primeira dessalinizadora de água do mar da Ilha de Santo Antão (IDAM), situada em Porto Novo, completa este ano, 15 anos de existência. Desde então vem abastecendo, através da empresa Águas de Porto Novo (APN) o município, disponibilizando nestes 15 anos de atividade, um volume acumulado de 3,7 hectómetros cúbicos de água potável, graças à sua capacidade de produção de 1.000 m3 /dia, com duas unidades de osmose inversa de 500 m3 /dia cada, que se mantêm em pleno rendimento, conforme avança Águas de Ponta Preta ( APP), a empresa promotora do projeto com sede em Santa Maria-Sal.

Porto Novo: Dessalinizadora de água do mar da APP comemora 15 anos de existência

No dia 3 de dezembro de 2007 foi inaugurada a primeira dessalinizadora de Santo Antão, que surgiu de uma parceria Público-Privada entre o Estado de Cabo Verde, a Câmara Municipal do Porto Novo e a empresa Águas de Ponta Preta, com um investimento de 240 milhões de escudos.

A dessalinização de água do mar tem sido uma infraestrutura geradora de um recurso hídrico fiável, flexível e que tem dotado de continuidade ao serviço de abastecimento à população da cidade do Porto Novo, bem como de qualidade certificada pelas normativas de controlo HACCP e ISO9001:2015” destaca em comunicado a APP.

A nota de imprensa remetida a este jornal dá conta que a IDAM do Porto Novo dispõe de dois poços de captação de água de mar, localizados na orla marítima, de um tanque intermédio de água do mar, dois tanques de armazenagem de água potável, com capacidade para um volume de 1.000 m3 cada e ainda de uma estação de elevação até o depósito de distribuição dos SAAS-PN, situado na zona de Morre-Bráz a uma altura de 100 metros sobre o nível do mar para poder realizar o abastecimento à população por gravidade.

De recordar que, em 2007, o ato de inauguração foi presidido pelo então Primeiro Ministro José Maria Neves, atual Presidente da República, e pelo Presidente da Câmara Municipal do Porto Novo na altura, Amadeu Cruz, atual Ministro da Educação.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project