Valter Silva, que falava no acto de imposição de fitas aos alunos do 12º ano da escola secundário Progresso, referiu-se à actuação da edilidade porto-novense no domínio da formação profissional, tendo realizado, nos últimos anos, formação em vários domínios, com destaque para topografia, cozinha, restauração, processamento de alimentos.
A partir de Setembro, a Câmara Municipal do Porto Novo inicia um novo pacote de formação profissional, que tem financiamento, na totalidade, do Governo de Cabo Verde, incluindo o transporte e alojamento dos formandos do interior do concelho do Porto Novo.
Actividades básicas da agricultura (nível II), montagem de instalação eléctrica de baixa tensão (nível IV), canalização e instalação predial (nível III) são algumas formações previstas.
Entretanto, o edil do Porto Novo tem estado a defender que este município precisa de um centro de emprego e formação profissional “com autonomia própria e com todas as suas valências” para atender às necessidades deste concelho, a curto, médio e longo prazo, neste domínio.
Os estudos para a instalação do centro de emprego e formação profissional do Porto Novo foram já apresentados, conforme este autarca, para quem tem havido “uma boa dinâmica” em termos de formação profissional no Porto Novo,
O futuro centro de emprego e formação profissional do Porto Novo tem financiamento da cooperação Luxemburguesa.
A Semana com Inforpress