“Está tudo a ser preparado com muita confiança, entusiasmo e responsabilidade que o nosso santo padroeiro merece. No mês de Junho será celebrada a festa São João Baptista, a nossa cultura, a nossa identidade, a nossa essência, o nosso património cultural imaterial nacional”, avançou a autarquia porto-novense.
Por ocasião das festas, Porto Novo acolherá “milhares” de pessoas, entre fiéis devotos de “várias partes do mundo” para celebrar as festividades “uma das maiores manifestações culturais e religiosas e o maior atractivo turístico do concelho”, informou ainda a câmara municipal, através de uma nota.
Segundo a mesma fonte, as festas de São João estendem-se por todo o mês de Junho, contando com “uma vasta agenda” que integra múltiplas iniciativas de animação que vão desde a feira de produtos agropecuários de Santo Antão, o desfile “Son Jon Reveltiod” actividades culturais e religiosas.
As festas de São João Baptista são património cultural imaterial nacional desde 2017 e o Governo já admitiu a possibilidade de preparar uma candidatura destas manifestações populares a património cultural imaterial mundial.
A Semana com Inforpress