CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Porto Novo: Escola do Mar Cabo Verde prepara peixeiras para operarem no mercado de peixe 11 Novembro 2021

Vinte vendedeiras de pescado, no município do Porto Novo, em Santo Antão, estão a ser capacitadas em manuseamento, conservação e transformação de pescado, com o objetivo de preparar da classe para operar no mercado de peixe, já na fase de conclusão.

Porto Novo: Escola do Mar Cabo Verde prepara peixeiras para operarem no mercado de peixe

Segundo a Inforpress, o presidente da Associação dos Pescadores do Porto Novo, Atlermiro Correia, explicou que a formação, financiada pela cooperação luxemburguesa, no âmbito do fundo de descentralização, foi aberta terça-feira, 09 e tem duração de cinco dias.

A formação, ministrada pela Escola do Mar Cabo Verde, tem como propósito a capacitação das peixeiras com competências que lhes permitem melhorar e inovar a sua atividade e obter maiores rendimentos.

“Com a construção do mercado de peixe, a formação será “uma mais-valia”, já que as formandas vão poder familiarizar-se com as técnicas de conservação e transformação do pescado, explicou também, o vereador da formação profissional da Câmara Municipal do Porto Novo, Valter Silva, ao presidir ao ato de abertura da formação, citado pela Inforpress.

A formação insere-se num programa de capacitação dos operadores de pesca no Porto Novo, abarcando domínios como higiene e segurança alimentar, manuseio, conservação e transformação de pescado.

“Mais de 50 pescadores e peixeiras vão ser contemplados com este programa, que surge no quadro de uma parceria entre o Governo, a edilidade porto-novense e a Associação dos Pescadores do Porto Novo”, cita a nossa fonte, acrescentando que o mercado de peixe do Porto Novo, cujas obras devem ficar concluídas antes do final deste ano, vai permitir organizar todo o processo de comercialização do pescado, que, até agora, é feita nas ruas, sem condições de higiene e segurança para os consumidores.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project