O festival de bebidas espirituosas, cuja edição 2023 aconteceu neste mês de Outubro, anunciou hoje a data para a terceira edição deste certame em que o grogue fabricado nesses dois vales do interior do município do Porto Novo deverá participar novamente, conforme apurou a Inforpress junto da organização.
A aguardente produzida nos vales do Tarrafal de Monte Trigo e Ribeira da Cruz fez-se representar no Rhum Festival em Abidjan através da empresa Música e Grogue, com sede no município do Porto Novo, que tem vindo a exportar o grogue para a Europa deste 2018.
Desde os princípios de 2022, o grogue produzido no Tarrafal de Monte Trigo e Ribeira da Cruz tem marcado presença em exposições mundiais, através desta empresa, que aposta na internacionalização do produto.
A Open Spirits, em Toulouse, e Rhum Fest, em Paris, são algumas das exposições internacionais em que o grogue das duas localidades já esteve em exposição, eventos em que participam marcas de rum de dezenas de países em todo o mundo.
A presença deste produto em mostras internacionais tem contribuído, segundo o site de Música & Grogue, para a internacionalização do grogue produzido no concelho do Porto Novo, mais exactamente no Tarrafal de Monte Trigo e Ribeira da Cruz.
O site francês “Excellencerhum.com” especializado na promoção de rum no mundo, destacou, recentemente, o facto de o grogue produzido em ambas as localidades, a partir de cana de açúcar, se posicionar entre os melhores na “família do rum” na África.
A Semana com Inforpress