Os produtores do grogue destas duas localidades no interior do concelho do Porto Novo, depois do “sucesso” conseguido pelo produto nesta exposição em Abidjan, que contou com a presença de cerca de 30 marcas de rhums de todo o mundo, acreditam que podem exportar a aguardente para a África.
O site francês “Excellencerhum.com”, especializado na promoção de rum no mundo, destacou o facto de o grogue produzido, desde o século XVI, em ambas as localidades, a partir de cana de açúcar, se posicionar entre os melhores na “família do rum” na África.
O grogue “made in” Tarrafal de Monte Trigo e Ribeira da Cruz, muito conhecido no mercado pela sua qualidade, está a ser exportado para a Europa desde 2018, onde já marcou presença em algumas exposições de nível mundial.
Alguns produtores abordados pela Inforpress admitem ainda a possibilidade de passar a exportar o grogue também para os Estados Unidos da América.
O grogue produzido nos vales do Tarrafal de Monte Trigo e Ribeira da Cruz, marou presença, entre os dias 14 e 17 de Outubro, na segunda edição do Rhum Festival em Abidjan, numa iniciativa da empresa porto-novense Música e Grogue.
Desde os princípios de 2022, a aguardente produzida nesses dois vales tem marcado presença em algumas exposições mundiais, com destaque para a Open Spirits, em Toulouse, e Rhum Fest, em Paris, o que tem contribuído para a internacionalização deste produto, diz o site desta empresa.
A Semana com Inforpress