Os porto-novenses, abordados pela Inforpress, voltaram a pedir ao Governo a instalação de uma nova rede de água na cidade do Porto Novo, já que a actual, em funcionamento “há mais de 20 anos”, apresenta já “muitas deficiências”, criando assim problemas no fornecimento de água a esta urbe.
“A água, há muito tempo, que não chega às zonas altas da cidade do Porto Novo porque a rede actual é já antiga e apresenta muitas deficiências”, disse o munícipe Jorge Sousa, lembrando que o Governo, em 2019, anunciou a instalação de uma nova rede de distribuição de água neste centro urbano no quadro do projecto de água e saneamento de Santo Antão.
Um outro munícipe, António Lima, avisa que a situação do abastecimento de água na cidade do Porto Novo está “muito difícil” devido ao facto de a rede de distribuição ser “muito obsoleta”, condicionando assim a chegada do líquido precioso às zonas mais altas.
Os populares clamam também pela ampliação da rede de esgotos da cidade do Porto Novo, outro investimento previsto no quadro do projecto de água e saneamento de Santo Antão, alertando para o facto de os esgotos estarem a vazar na orla marítima devido à saturação da actual rede.
Carlos Silva, outro residente na cidade do Porto Novo, lembrou que, há cerca de quatro anos, aquando do lançamento do projecto de água e saneamento de Santo Antão, o Governo prometeu a extensão da rede de esgotos e a instalação de uma nova rede de distribuição de água.
“São projectos que continuam por arrancar”, lamentou este munícipe, numa altura em que tem ocorrido o vazamento de esgotos em alguns pontos da cidade do Porto Novo.
A rede de esgotos da cidade do Porto Novo, instalada também há mais de duas décadas, cobre apenas 20 por cento (%) da população deste centro urbano, com mais de dez mil pessoas.
O projecto de água e saneamento de Santo Antão prevê a ampliação da rede de esgotos da cidade do Porto Novo, com a instalação de 12 quilómetros de rede, além da montagem de uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR).
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, anunciou, em Junho, durante uma visita a Santo Antão, que o Governo tem em preparação a implementação, ainda a partir deste ano, de “grandes projectos” nos domínios de água e saneamento nesta ilha.
O vereador da Câmara Municipal do Porto Novo, que responde pelo pelouro de água, Irlando Ramos, disse à Inforpress que o projecto de água e saneamento de Santo Antão já está em curso, com a construção de casas de banho para as famílias pobres.
Adiantou que “Porto Novo tem uma grande expectativa à volta do projecto de água e saneamento de Santo Antão, já que vai resolver “grande parte” dos problemas que este município enfrenta nestes dois domínios.
A Semana com Inforpress