“Para a vila de Ribeira das Patas, o segundo centro populacional do concelho do Porto Novo, esta é mais uma legislatura perdida. Um dos projectos mais aguardados pela população, o centro de saúde, permanece patinando desde 2016”, alegam os parlamentares através de uma nota a que a Inforpress teve acesso.
Avançam que o Governo “não tendo cumprido o compromisso durante a legislatura anterior”, voltou a anunciar, em 2021, a construção do centro de saúde, num “autêntico engodo” do executivo central, que se tinha comprometido em implementar o projecto “até o final do ano de 2021”.
“Em Junho de 2022, o então ministro de Saúde lançou a primeira pedra, numa cerimónia altamente mediatizada, mas durante estes longos 17 meses, a obra teima em não sair do papel”, recordam os eleitos nacionais do PAICV.
Após “falsos avanços e recuos na materialização desse projeto”, a construção do centro de saúde da Ribeira das Patas volta a ser anunciada “como se fosse novidade”, adiantam.
A ministra da Saúde, Filomena Silva, disse, semana passada, no Parlamento, que esta infra-estrutura será construída em 2024, com o financiamento do Banco Mundial.
“Como já é habitual nesta longa novela, a cada capítulo muda-se o protagonista e, desta feita, cabe ao novo dono da pasta de saúde insistir neste disco riscado, afirmando que será em 2024, mas contando no orçamento com apenas 42 mil contos”, reagiram os deputados do PAICV, segundo os quais “a população da Ribeira das Patas não merece continuar a ser enganada pelo MpD”.
A Semana com Inforpress