AMBIENTE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Porto Novo/Planalto Norte: Há comunidades que estão sem água há dois meses – populares 31 Mar�o 2022

Algumas comunidades no Planalto Norte, no interior do Porto Novo, na ilha de Santo Antão, estão a enfrentar, há dois meses, problemas de água para consumo público, denunciou hoje a população local.

Porto Novo/Planalto Norte: Há comunidades que estão sem água há dois meses – populares

Segundo revelou a Inforpress, Chã de Manuelinho é um dos povoados que estão a passar, há cerca de dois meses, por “uma situação de pecuária de água”. Para o porta-voz da população, Octávio Delgado, os moradores têm-se socorrido de uma nascente situada na zona de Ribeirinha.

O chafariz local está danificado e, por isso, avançou a mesma fonte, os auto-tanques da Câmara Municipal do Porto Novo não têm conseguido abastecer Chã de Manuelinho, manifestando “esperança” em que o projecto de bombagem e adução de água para o Planalto Norte fique pronto “para resolver em definitivo o problema”.

Este responsável informou ainda que os moradores de Chã de Cruz, também no Planalto Norte, estão com dificuldades em conseguir água para consumo.

Porém, uma fonte da câmara ligada aos Serviços de Abastecimento de Água admitiu que os problemas por que passa o Planalto Norte em matéria de abastecimento de água serão resolvidos, definitivamente, com a conclusão, ainda neste semestre, do projecto de bombagem e adução de água.

O projecto está suspenso, mas deve ser retomado “nos próximos dias”, segundo o Ministério da Agricultura e Ambiente, dono da obra.

O delegado no Porto Novo, Joel Barros, disse à Inforpress que as condições estão a ser criadas para o reinício do projecto, interrompido há três semanas por “falta de pagamento” ao empreiteiro.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project