AMBIENTE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Porto Novo/Planalto Norte: “O que se passa com gado não é um surto de diarreia mas uma intoxicação alimentar” – MAA 17 Novembro 2021

O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) no Porto Novo disse hoje que o que se passa com o gado no Planalto Norte deste concelho “não é um surto de diarreia, mas uma intoxicação alimentar”.

Porto Novo/Planalto Norte: “O que se passa com gado não é um surto de diarreia mas uma intoxicação alimentar” – MAA

“O que se passa com o gado no Planalto Norte não é um surto de diarreia, mas sim uma intoxicação alimentar, que acontece com frequência em Fevereiro e neste período do ano, com a alteração do tempo”, explicou Joel Barros, depois de uma equipa técnica do MAA ter-se deslocado, segunda-feira, ao Planalto Norte.

Os técnicos do MAA estiveram no Planalto Norte para se inteirar da situação do gado nesta localidade, na sequência de uma preocupação manifestada pelos criadores de gado sobre a exigência de “inúmeros casos” de diarreia nos animais, neste planalto.

Aníbal Lima, porta-voz dos criadores de gado, explicou que, nos últimos tempos, têm-se notado “muitos casos” de cabras com diarreia, uma situação que inquieta os pastores.

Os técnicos vão agora produzir um relatório para que a delegação do MAA possa analisar o problema e tomar medidas de apoio à classe, avançou Joel Barros, que assegurou, porém, que “a situação está sob controlo”.

Para já, informou, os serviços do MAA no Porto Novo vão promover uma campanha de desparasitação do efectivo pecuário no Planalto Norte, com o intuito de “atenuar” o problema de intoxicação alimentar que, geralmente, nesta época do ano, afecta os animais.

Planalto Norte tem um efectivo precário à volta de 27 mil cabeças de gado, na sua grande maioria caprinos, que se concentra, sobretudo, nas zonas altas (zonas Norte e Sul) e na zona baixa do município.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project