SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Porto Novo/Planalto Norte: População “ansiosa” pela retoma das obras do projecto de abastecimento de água 18 Maio 2022

A população das diferentes comunidades do Planalto Norte, Porto Novo, Santo Antão, diz-se “ansiosa” pela retoma do projeto de bombagem e adução de água para o planalto, que enfrenta a situação de penúria de água.

Porto Novo/Planalto Norte: População “ansiosa” pela retoma das obras do projecto de abastecimento de água

As obras do projecto estão interrompidas desde meados de Março, facto que preocupa a população que está “ansiosa” pelo reinício dos trabalhos, avançou à Inforpress o porta-voz dos moradores, Octávio Delgado.

“É claro que a paralisação do projecto é uma questão que nos preocupa e deixa a população aflita”, sublinhou a mesma fonte, manifestando “esperança” em que as obras sejam retomadas “em breve” para a conclusão deste projecto, aguardado “há muitos anos” pelas comunidades do Planalto Norte, cita Inforpress.

O Ministério da Agricultura e Ambiente, dono da obra, admitiu hoje a retoma do projecto ainda no decorrer deste mês de Maio.

O delegado no Porto Novo, Joel Barros, disse à Inforpress que se está, nesta altura, nos “arranjos finais” para se retomar os trabalhos, estando “tudo acertado” com o empreiteiro que está a reorganizar-se para retoma das obras dentro dias.

Conforme a mesma fonte, projeto foi suspenso há mais de dois meses devido à necessidade de se mobilizar o financiamento para os chamados “trabalhos a mais”, à volta de 12 mil contos, que já foi conseguido junto do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), reiterou Joel Barros.

Entretanto, os oito reservatórios previstos dentro do projeto já foram concluídos, além da instalação de quatro dos sete parques solares para alimentação das estações de bombagem a partir da nascente de Escravoerinhos, que passará a disponibilizar cerca de 20 metros cúbicos/dia ao Planalto Norte.

As tubagens já chegaram a todas às comunidades abrangidas pelo projecto, quais sejam, Chã de Feijoal, Chã Dura, Morrinho de D´Égua, Chã de Queimado, Chã de Cruz, Água das Patas, Chã de Manuelinho, Aldeia do Norte e, Pascoal Alves.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project