CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Porto Novo: Produtores do grogue esperam concluir a safra de cana sacarina até Maio 17 Mar�o 2022

Os produtores do grogue no Porto Novo, Santo Antão, esperam concluir até ao próximo mês de Maio a safra de cana de açúcar neste concelho, atividade que decorre na normalidade, apesar das dificuldades em termos de mão-de-obra”.

Porto Novo: Produtores do grogue esperam concluir a safra de cana sacarina até Maio

Na Ribeira das Patas, segundo escreve Inforpress, o representante dos agricultores, Arlindo Delgado, disse à Inforpress que a colheita da cana sacarina e a consequente produção da aguardente estão a decorrer “normalmente”, não obstante “alguma dificuldade” em termos de mão-de-obra.

Igualmente, na Ribeira da Cruz, outro vale onde se produz muito aguardente, as unidades estão a funcionar regularmente, esperando-se até Maio concluir a produção do grogue nesta localidade no interior do concelho do Porto Novo, avançou o agricultor Marcelino Medina.

Da mesma forma, no Tarrafal de Monte Trigo, o produtor Graciano Évora afiançou à Inforpress que, apesar da ventania que se abateu, em Janeiro, sobre essa zona, com elevados prejuízos nas plantações de cana sacarina, o período de industrialização do grogue, que se iniciou em Janeiro, está a decorrer sem quaisquer constrangimentos, cita Inforpress.

Os produtores do grogue do Porto Novo, que receberam, em Fevereiro, uma formação em técnicas de higiene e manuseamento de equipamentos de produção da aguardente, apostam na valorização do produto, existindo já no mercado várias marcas deste produto.

Conforme ainda a Inforpress, vários produtores têm vindo a investir no acondicionamento e embalagem, existindo, pelo menos, quatro marcas nos mercados nacional e internacional, como é o caso de “Música e Grogue” que está, desde 2018, a ser colocado no mercado europeu.

O grogue “made in” Porto Novo esteve, em Dezembro, patente numa exposição em França, através da Casa do Grogue do Porto Novo, que já exportou mais de 40 mil litros de aguardente para aquele país europeu.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project