CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Porto Novo: Projecto “Terra Azul” prevê montagem de plataformas de secagem e processamento do pescado no município 07 Janeiro 2023

As comunidades piscatórias no município do Porto Novo, Santo Antão, vão ser dotadas de plataformas de secagem e processamento do pescado no âmbito do projecto “Terra Azul”, que abrange uma dezena de zonas costeiras em Cabo Verde.

Porto Novo: Projecto “Terra Azul” prevê montagem de plataformas de secagem e processamento do pescado no município

Uma nota da edilidade porto-novense, que aborda a actividade pesqueira no concelho, designadamente a cadeia de valores do sector das pescas, indica que Porto Novo está entre os municípios contemplados pelo projecto “Terra Azul” que visa instalar plataformas de secagem e processamento do pescado no arquipélago.

Uma das preocupações dos operadores de pesca porto-novenses tem que ver, precisamente, com a falta de condições de tratamento e secagem do pescado, mas também a nível do processamento.

Este município recebeu em 2022 o projecto sobre a dinamização da cadeia de valor da pesca local, que resultou na construção do mercado do peixe, no aumento da capacidade de conservação de dez para 15 toneladas do pescado e na formação de 60 operadores, num investimento a ultrapassar os 22 mil contos.

Neste momento, pescadores das comunidades piscatórias da cidade do Porto Novo e do Monte Trigo beneficiam do projecto sobre fibragem de embarcações de pesca artesanal.

Ao longo de 2023, investimentos nas pescas no município do Porto Novo devem ultrapassar os 16 mil contos, destacando-se, entre os projectos, a construção da casa dos pescadores.

Além da casa dos pescadores, projecto que tem sido muito reivindicado pela associação de classe, este financiamento, assegurado através de cooperação descentralizada, destinar-se-á ainda à criação de abrigos de apoio à faina pesqueira nas diferentes comunidades piscatórias.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project