CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Porto Novo: Reordenamento das bacias hidrográficas está entre as maiores expectativas dos agricultores para 2023 03 Janeiro 2023

A ordenamento das bacias hidrográficas no concelho do Porto Novo, em Santo Antão, representa um dos maiores desejos para este ano dos agricultores nas zonas de implementação dos projectos, no entender das respectivas associações de classe.

Porto Novo: Reordenamento das bacias hidrográficas está entre as maiores expectativas dos agricultores para 2023

É o caso da Ribeira das Patas, onde os lavradores esperam o arranque do projecto de reordenamento desta bacia hidrográfica a partir de Julho, segundo o representante da associação para o desenvolvimento integrado deste vale agrícola, o agricultor Arlindo Almeida.

“Estamos na expectativa. Há o compromisso dos parceiros de que, a partir de Julho, as obras podem arrancar. O ordenamento desta bacia (Ribeira das Patas) constitui a nossa maior esperança”, sublinhou este lavrador, para quem este projecto pode ajudar a manter os jovens nesta zona.

Este investimento, disse acreditar a mesma fonte, deve priorizar a mobilização de água para o aumento da área irrigada.

O projecto de ordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira das Patas tem duração de quatro anos, estando o início das obras previsto para Julho no quadro de um pacote a cargo do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), co-financiado pelo GEF (Fundo Global para o Meio Ambiente), do qual faz parte ainda a bacia hidrográfica da Garça, também em Santo Antão.

Também, o ordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira da Cruz e Jorge Luís, financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), é tido, pelos agricultores locais, como “crucial” para o incremento da agricultura nestes vales.

Em Jorge Luís, segundo o líder dos agricultores, Jair Fernandes, existe “uma grande expectativa” em relação a este projecto, que vai permitir valorizar este que é “um dos vales mais produtivos” do concelho do Porto Novo.

A Semana com Infoprress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project