“O processo está muito bem encaminhado e brevemente estaremos a fechar o documento para o lançamento do concurso”, assegurou o delegado do MAA, lembrando que “as acções prioritárias” foram socializadas aquando da preparação do projecto, procedimento que foi retomado depois com a intervenção da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Está-se perante, segundo garantias deste responsável, “um processo consistente e assumido” pelo MAA e que “nos próximos dias haverá novidades” em relação ao arranque do projecto de ordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira das Patas, o maior vale agrícola do município do Porto Novo.
Os agricultores na Ribeira das Patas têm estado a defender a necessidade de investimentos na mobilização de água nesta bacia hidrográfica, os quais estão previstos no âmbito do projecto de ordenamento dessa bacia hidrográfica.
Por isso, segundo o representante dos lavradores, Arlindo Delgado, aguarda-se “com muita expectativa” pelo arranque deste projecto, que vai priorizar a mobilização de água e correcção torrencial.
O projeto de ordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira das Patas, com duração de quatro anos, insere-se no quadro de um pacote a cargo da FAO, co-financiado pelo GEF (Fundo Global para o Meio Ambiente), do qual faz parte ainda a bacia hidrográfica da Garça, também em Santo Antão.
A Semana com Inforpress