CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Porto Novo/Ribeira das Patas: Missa e noite cultural marcam dia da Vila e da Paróquia de São João Paulo II 23 Outubro 2022

A missa solene e uma noite cultural são os pontos fortes das comemorações do dia da vila da Ribeira das Patas e da Paróquia de São João Paulo II, que se assinala hoje, no município do Porto Novo.

Porto Novo/Ribeira das Patas: Missa e noite cultural marcam dia da Vila e da Paróquia de São João Paulo II

A missa, seguida de procissão, é celebrada na igreja local e deve reunir “centenas” de pessoas provenientes dos vários povoados que compõem a vila da Ribeira das Patas.

Ribeira das Patas, o maior centro populacional do interior do município do Porto Novo, foi elevada à categoria de vila em 2015 mas a Paróquia de São João Paulo II foi instalada em 2017, mais precisamente a 22 de Outubro, que, por essa razão foi instituído como dia dessa vila, com três mil habitantes.

Ribeira das Patas é uma das localidades mais antigas da ilha de Santo Antão, tendo sediado, até 1962, quando foi criado o concelho do Porto Novo, a sede da Paróquia de São João Baptista, transferida, nessa altura, para então vila do Porto Novo.

A partir de 2017, Ribeira das Patas passou a albergar a Paróquia de São João Paulo II, dedicada ao primeiro e único Papa a visitar as ilhas de Cabo Verde, em 1990.

Além das actividades religiosas, o dia 22 de Outubro é assinalado na Ribeira das Patas com uma noite cultural, abrilhantada pelo conjunto musical Cordas de Sol, os músicos Ceuzany, Rodji e Célia Pinto, além do grupo teatral Juventude em Marcha e do grupo de dança Maravilha Tropical.

O programa comemorativo do dia da vila da Ribeira das Patas decorre desde o dia 04 deste mês de Outubro com actividades culturais, desportivas e politicas, além de inaugurações de infra-estruturas comunitárias, encerando-se este sábado.

Em termos de desafios, a Associação para o Desenvolvimento da Ribeira das Patas e o Fórum Ribeira das Patas têm estado a defender a construção de um centro de saúde, já em processo de construção, a criação de um posto policial e a construção de um campo de futebol relvado, além do alargamento da rede de distribuição de água à parte mais alta da vila.

A primeira pedra de construção do centro de saúde foi lançada em Junho deste ano, mas as obras continuam por arrancar efectivamente.

Em Agosto, essa vila passou a dispor, novamente, dos serviços dos correios e dotada de um balcão de um banco comercial. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project