As actividades religiosas constituem o ponto alto das comemorações do dia da vila da Ribeira das Patas e da paróquia São João Paulo II, também marcado pela entrega a 12 famílias de casas de banho construídas pela edilidade no âmbito do projecto de água e saneamento de Santo Antão.
Do programa de actividades comemorativas do dia 22 de Outubro na Ribeira das Patas se destacam ainda a realização de provas desportivas nas modalidades de futsal, atletismo e ciclismo e de uma noite cultural com Cordas de Sol, Jenifer Solidade, Banda Nhó Kzik e com o grupo de contra-dança Nova Geração.
Neste dia em que Ribeira das Patas comemora o oitavo aniversário da elevação desta povoação à condição de vila e do sexto aniversário da criação da paróquia de São João Paulo II, a associação de desenvolvimento local volta a pedir a implementação do programa de infra-estruturação dessa urbe.
A construção do tão desejado centro de saúde e do um campo de futebol relvado, a criação de uma esquadra da Polícia Nacional e ordenamento da bacia hidrográfica da Ribeira das Patas estão entre as principais aspirações da população desta localidade, segundo o líder associativo, Arlindo Delgado.
Arlindo Delgado disse hoje à Inforpress que a construção do centro de saúde, cuja primeira pedra foi lançada em Junho de 2022, é, “sem dúvidas, a principal aspiração” dos cerca de três mil habitantes da vila da Ribeira das Patas.
Em relação à bacia hidrográfica, o Ministério da Agricultura e Ambiente informou que se está a ultimar os preparativos com vista ao lançamento das obras de ordenamento dessa bacia hidrográfica ainda este ano de 2023.
O delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente no concelho do Porto Novo, Joel Barros, disse que, dentro de pouco tempo, as condições estarão reunidas para o lançamento deste projecto, aguardado com “muita expectativa” pelos agricultores da Ribeira das Patas.
Os agentes de futebol nessa região insistem na necessidade de a Ribeira das Patas ser dotada de um campo de futebol relvado, lembrando que se trata de “uma promessa” feita pela autarquia local desde 2016.
O edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, asseverou que continua nos planos da câmara municipal a requalificação do campo de futebol em Coice de Chã, na Ribeira das Patas, mas considerou que será “muito difícil” a concretização deste projecto ainda neste mandado, que termina em 2024.
A Semana com Inforpress