NÔS TRADISON

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Porto Novo/São João: Alvorada de tamboreiros assinala arranque oficial das festividades do santo padroeiro 01 Junho 2022

Um grupo de tamboreiros percorreu na manhã de hoje as principais artérias da cidade do Porto Novo, em Santo Antão, na tradicional alvorada que assinala o arranque oficial das festas de São João neste município.

Porto Novo/São João: Alvorada de tamboreiros assinala arranque oficial das festividades do santo padroeiro

Segundo a Inforpess, o programa das festividades do dia do santo padroeiro, que se celebra a 24 de Junho, tem duração de quase um mês e destaca, entre outras actividades, uma oficina de construção de navios de São João, um workshop sobre toca tambor, o regaste do ritual “cola Fjid” e a apresentação de três obras literárias.

Um debate sobre a importância destas festas, declaradas em 2017 património cultural imaterial nacional, a feira-agropecuária, o encontro dos emigrantes em férias, o desfile dos grupos de São João e a edição 2022 do “zozer Son Jon party” são outros eventos que vão marcar do dia 24 de Junho no Porto Novo.

Estão programados ainda uma exposição de pintura, o tradicional baile popular no antigo estádio Amílcar Cabral e a retoma da peregrinação dos fiéis com a imagem do santo padroeiro no percurso Ribeira das Patas – cidade do Porto Novo, que junta milhares de fiéis.

A edilidade porto-novense garante que “está tudo pronto” para a retoma “de uma das maiores manifestações culturais e religiosas” de Cabo Verde e o “maior atractivo turístico” deste concelho, que, além dos santantonenses, mobiliza ainda pessoas de outras ilhas e a diáspora, conclui a fonte deste jornal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project