O fórum, de acordo com o programa das festas, acontece no dia 21 e visa debater esta manifestação cultural, enquanto património cultural imaterial nacional desde 2017, e incentivar os jovens a salvaguardar estas festas, que reúnem “milhares” de pessoas durante o mês de Junho.
A apresentação do catálogo das festas por parte do Instituto do Património Cultural (IPC), a realização da segunda edição da “Morna Fest”, a apresentação da obra literária “Destino Aziago”, da autoria de José Cabral, o lançamento da revista municipal e um recital de mornas são outros destaques do programa das festas.
A realização da feira agropecuária de Santo Antão, desfile dos grupos de romaria e a tradicional corrida de cavalos constituem outros momentos altos das festividades, que vão ser abrilhantadas por vários artistas e grupos musicais, com destaque para o Tabanka Jazz, Face a Face, Hélio Batalha, Djenifer Dias e Deejay Tellio.
A nível religioso, os destaques vão para a peregrinação dos fiéis com a imagem do santo padroeiro no percurso Ribeira das Patas – cidade do Porto Novo e a missa solene na Ribeira da Igreja, além de uma conferência promovida pela paróquia de São João Baptista.
No domínio desportivo, os realces vão para os torneios nas modalidades do futsal, andebol, basquetebol, voleibol e as provas do atletismo e ciclismo, além de regata a remo e prova de força.
A Semana com Inforpress