NÔS TRADISON

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Porto Novo/São João: Preservação e valorização das festividades representam “um desafio nacional” – autarca 20 Junho 2021

A preservação e a valorização das festividades de São João no Porto Novo, Santo Antão, que se assinala a 24 de Junho, representam “hoje um desafio nacional”, defendeu o edil porto-novense, Aníbal Fonseca.

Porto Novo/São João: Preservação e valorização das festividades representam “um desafio nacional” – autarca

Este autarca, que falava na abertura de um fórum sobre esta festa de romaria e os desafios da sua preservação, entende, segundo a Inforpress, que cabe ao Instituto do Património Cultural e ao município do Porto Novo, em parceria com os festeiros, preservarem e valorizarem esta manifestação cultural e religiosa.

A festa de São João alcançou, a partir de 2017, o estatuto de património cultural e imaterial nacional e, nós últimos anos, tem ganhado “uma dimensão internacional, suscitando interesse de estudiosos de universidades europeias interessados em estudar esta manifestação popular.

Dessa forma as festividades, que terão começado a ser celebradas em finais do século 19, estão a ser internacionalizadas, sendo, por isso, necessário apostar na sua preservação e valorização, explicou o edil do Porto Novo.

O fórum, aberto pela ministra de Estado, Janine Lelis, constitui um dos destaques das festividades do santo padroeiro neste concelho de Santo Antão, que culminam no dia 24 de Junho com a missa solene em honra ao São João.

Para a ministra, ao atribuir as festas de São João o título de património imaterial nacional, o Governo pretendeu “impulsionar a consciência nacional sobre o valor e importância” desta manifestação, “uma das mais antigas” do arquipélago, e o papel que desempenha enquanto “elemento da união” dos cabo-verdianos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project