SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Porto Novo: Situação financeira “difícil” condiciona investimentos municipais – câmara municipal 28 Agosto 2021

O município do Porto Novo, em Santo Antão, enfrenta, atualmente, “uma situação financeira difícil” que tem impedido a câmara de realizar investimentos considerados “necessários” para atender às preocupações dos munícipes. O sistema de abastecimento de agua é “um dos problemas mais sérios”. A dívida pública ultrapassa os 340 mil contos.

Porto Novo: Situação financeira “difícil” condiciona investimentos municipais – câmara municipal

Entre os investimentos, afigura-se a melhoria do sistema de abastecimento de água à cidade do Porto Novo, que exige uma verba de, pelo menos, sete mil contos, de que a autarquia diz não dispor, nesta altura, para atender “de imediato “um dos problemas mais sérios” desta urbe, conforme escreve a Inforpress.

O presidente da autarquia, Aníbal Fonseca, confirmou que o município passa por “uma situação financeira difícil”, razão pela qual não consegue levar adiante alguns investimentos, de entre os quais o relativo ao abastecimento de água nas zonas altas da cidade do Porto Novo.

Além do problema de água, os munícipes têm, também, pressionado a câmara para a necessidade de retomar os investimentos a nível da requalificação urbana.

Segundo o autarca, os investimentos neste sector provêm, sobretudo, do programa de reabilitação, recuperação e acessibilidades, a cargo do Governo, mas que, este ano, por causa da covid-19, ainda não foi possível realizar qualquer intervenção.

Porto Novo está entre os municípios mais endividados do arquipélago, dispondo, nesta altura, de uma dívida pública que ultrapassa os 340 mil contos, resultante de empréstimos bancários, de médio e longo prazos, destinados a investimentos acumulados nos últimos 12 anos.

O mapa sobre resumo da dívida municipal mostra que a autarquia portonovense começou a envidar-se, a partir de 2009, quando teve a necessidade de recorrer à banca para realizar “grandes investimentos” municipais, com destaque para o edifício dos paços do concelho, o Estádio Municipal e o centro comercial.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project