AMBIENTE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Porto Novo/Tarrafal de Monte Trigo: Mar revolto invade casas e coloca em perigo as famílias 03 Fevereiro 2021

O mar revolto que se faz sentir há três dias no Tarrafal de Monte Trigo, Porto Novo, Santo Antão, está a invadir as habitações e a colocar em perigo as famílias que vivem na zona de Praia.

Porto Novo/Tarrafal de Monte Trigo: Mar revolto invade casas e coloca em perigo as famílias

O representante das autoridades marítimas no Tarrafal de Monte Trigo, Simão Évora, confirmou à Inforpress que a situação é de pânico no seio das famílias, cujas casas estão a ser invadidas pelo mar bravo, colocando em perigo a vida dessas pessoas.

Para suster a fúria do mar, os moradores estão a montar barreiras com sacos de areia, mas, mesmo assim, o mar não tem poupado as habitações na baía do Tarrafal de Monte Trigo, zona de Praia.

“Estão a correr sérios riscos”, avançou este responsável, adiantado que uma idosa, cuja residência foi afectada, teve que ser socorrida.

O presidente da Associação dos Pescadores do Tarrafal de Monte Trigo, Isaías Pires, informou que “há muito tempo” não se via “o mar do Tarrafal tão furioso”.

“Está a colocar em perigo as casas e a paralisar por completo a actividade pesqueira na localidade”, precisou a mesma fonte.

O mar revolto está também a condicionar a circulação rodoviária na localidade, provocando danos na estrada de acesso à baía do Tarrafal.

As famílias insistem na necessidade de se avançar com o muro de protecção das casas na baia do Tarrafal de Monte Trigo, onde o mar revolto, além de destruir equipamentos sociais, tem estado, praticamente todos anos, a invadir casas.

O Ministério da Administração Interna, através do Serviço Nacional da Protecção Civil (SNPC), tem manifestado a sua “disponibilidade” em discutir com as autoridades municipais um plano de intervenção nessa zona, que está exposta à “acção muito severa” do mar, neste período do ano. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project