CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Porto Novo/Tarrafal de Monte Trigo: Pescadores sem gelo para conservação do pescado há seis meses – associação 20 Dezembro 2022

Os pescadores no Tarrafal de Monte Trigo, Porto Novo, Santo Antão, enfrentam há seis meses dificuldades na conservação do pescado por causa da avaria da unidade de produção de gelo, informou hoje a associação local dos pescadores.

Porto Novo/Tarrafal de Monte Trigo: Pescadores sem gelo para conservação do pescado há seis meses – associação

O presidente da Associação dos Pescadores do Tarrafal de Monte Trigo, Isaías Pires, voltou a alertar “a quem de direito” para a necessidade de ajudar a classe a resolver o problema de conservação do pescado na comunidade piscatória, que dura há já seis meses.

A unidade de produção de gelo, inaugurada em 2015, deixou de funcionar e, insistentemente, os pescadores têm vindo a pedir a resolução do problema da conservação do pescado no Tarrafal de Monte Trigo, uma das principais zonas piscatórias da ilha de Santo Antão.

O líder da Associação dos Pescadores do Tarrafal de Monte Trigo informou que a classe tem recorrido às unidades de produção de gelo na cidade do Porto Novo, a cerca de 50 quilómetros, e em São Vicente, com todos os constrangimentos advenientes.

Nos últimos anos, a unidade de produção de gelo funcionou “com problemas”, produzindo apenas um terço da sua capacidade, mas há seis meses que deixou de operar para o desalento dos pescadores, avançou este responsável.

O Governo garante “estar a trabalhar” para instalar no Tarrafal de Monte Trigo um complexo de pesca, que, entre outras infra-estruturas, terá um cais e um entreposto de frio.

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, de visita, durante a visita que efectuou em Junho a Tarrafal de Monte Trigo, anunciou a instalação do complexo de pesca na localidade, cujos estudos técnicos já estavam, nessa altura, em curso.

O chefe do Governo disse naquela ocasião que o Governo pretende fazer “uma aposta forte” nas pescas no Tarrafal de Monte Trigo, zona com “grande potencial” neste sector e onde se localiza um dos mais importantes bancos de pesca do País.

A semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project