Dados avançados pelo posto do turismo do Porto Novo mostram, segundo a Inforpress, que, mesmo em época baixa do turismo em Santo Antão, tem sido “gratificante” constatar que este concelho continua a receber turistas de diferentes países europeus.
Conforme a mesma fonte, Porto Novo, mesmo na época baixa do turismo, que decorre entre Junho e Setembro, tem recebido turistas de diferentes nacionalidades “para apreciarem os encantos da ilha das montanhas e vivenciar experiências memoráveis durante a estada no nosso território”.
Entre os meses de Outubro e Maio, Santo Antão recebeu, diariamente, turistas, facto que leva os operadores a acreditarem que o número de visitantes registado em 2019 (antes da pandemia), que ficou em 42 mil turistas, terá sido superado este ano.
Além dos turistas que procuram a ilha para caminhadas em trilhas (trekking), Santo Antão recebeu, nos últimos oito meses, centenas de turistas que chegaram através dos vários navios de cruzeiros que escalam o porto do Porto Novo.