CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Porto Novo: Unidade de dessalinização assinala 14 anos e uma produção de 3,22 hectómetros cúbicos 05 Dezembro 2021

A unidade de dessalinização da água do mar no Porto Novo, Santo Antão, assinala este mês de Dezembro 14 anos de funcionamento, tendo já produzido neste período 3,22 hectómetros cúbicos de água para consumo.

Porto Novo: Unidade de dessalinização assinala 14 anos e uma produção de 3,22 hectómetros cúbicos

Segundo a Inforppress que cita dados disponibilizados pela empresa Águas do Porto Novo, proprietária da dessalinizados, mostram que nestes quase década e meio a unidade produziu 3,2 milhões de metros cúbicos de água para abastecer mais de dez mil pessoas na cidade do Porto Novo.

A dessalinizadora, inaugurada em Dezembro de 2007, resultou de uma parceria público/privada, na qual participaram o Estado de Cabo Verde, a Câmara Municipal do Porto Novo e a empresa privada Águas de Ponta Preta, com sede na Ilha do Sal.

Segundo a mesma fonte, a unidade tem uma capacidade de 1.000 metros cúbicos/dia e resultou de um investimento de 240 milhões de escudos para uma infra-estrutura que inclui ainda uma central eléctrica autónoma, uma estação de elevação para o tanque municipal de distribuição.

Desde a sua inauguração, já produziu um volume de 3,22 hectómetros cúbicos de água dessalinizada, que foram fornecidos à população através da rede de distribuição de água potável (98%), a cargo dos Serviços Autónomos de Água e Saneamento, e mediante autotanques (02%).

A água produzida por esta unidade possui o certificado de controlo de qualidade HACCP e o selo de qualidade ISO9001, conclui a fonte deste jornal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project