Nho Sonjon

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Porto Novo celebra festa do santo padroeiro com várias actividades 25 Junho 2019

Porto Novo, em Santo Antão, celebrou, esta segunda-feira, 24, a festividade do santo padroeiro - “São João Baptista” com procissão, seguida de missa solene, que foi celebrada pelo bispo da Diocese do Mindelo, D. Ildo Fortes, na ribeira da antiga capela de São João, construída em 1905. Tratou-se de uma actividade que reúne pessoas de vários pontos da ilha e contou com a presença de algumas entidades e personalidades políticas nacionais.

Porto Novo celebra festa do santo padroeiro com várias actividades

Um dos momentos mais aguardados, desta festa aconteceu ontem com a peregrinação dos fiéis, carregando a imagem do santo, entre Ribeira das Patas e a cidade do Porto Novo - é dessa forma que os portonovenses demonstram a sua fé.

É de recordar que a imagem de São João, terá chegado a Cabo Verde em 1616 (século XVII), em Portugal, logo em 1898 começou a ser celebrada neste concelho, após a construção da primeira paróquia local, até 1962, em Ribeira das Patas.

Entretanto, este ano, a autarquia quis fazer uma grande homenagem aos tamboreiros, além do desfile dos grupos de romaria, a peregrinação dos fiéis. Depois de várias actividades religiosas deu-se também abertura ao profano com um espectáculo musical, com participação de vários artistas, nomeadamente Nancy Vieira, C4 Pedro, Cabo Verde Show, Gil Semedo, Denis Graças, entre outros.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project