Os dados foram apresentados esta quinta-feira pelo ministro da Família e Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, que assegurou que o Governo está a actuar em articulação com a Câmara Municipal do Porto Novo, município onde, avançou o governante, 1.200 famílias estão em situação de segurança alimentar.
Fernando Elísio Freire, que falava no Parlamento, no ponto de perguntas ao Governo, adiantou que o executivo está a recorrer ao Cadastro Social Único para “chegar às famílias mais carenciadas” neste concelho.
Para atenuar o problema de segurança alimentar, Porto Novo está a beneficiar do projecto de reforço do sistema alimentar das famílias vulneráveis, financiado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Os municípios do Porto Novo, São Domingos, Santa Cruz e Ribeira Grande de Santiago assinaram, recentemente, contratos-programa com o Governo para a implementação deste projecto, que visa reforçar a assistência alimentar e o rendimento das famílias em situação de vulnerabilidade social.
O projecto consiste na criação de trabalhos comunitários relacionados com a conservação dos solos, água e ordenamento, aumentando assim os rendimentos e a protecção social dos agregados familiares.
Segundo o Governo, o projecto tem a duração de três meses e vai beneficiar mais de 1.100 famílias em situação de vulnerabilidade económica e social em consequência da subida generalizada dos produtos alimentares e também da crise da covid-19.
A Semana com Inforpress