INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Porto Rico Gate:”Roubam-nos e troçam de nós” — Governo corrupto da “ilha que ‘Maria’ devastou e Trump desamparou” 28 Julho 2019

A corrupção mais gritante ocorria no Ministério da Educação, onde a fraude descoberta atingiu os $15.5 milhões (mais de milhão e meio de contos) em dinheiros públicos que foram desviados para empresas amigas dos responsáveis do governo, segundo concluiu a investigação conduzida pelo FBI.

Porto Rico Gate:”Roubam-nos e troçam de nós” — Governo corrupto da “ilha que ‘Maria’ devastou e Trump desamparou”

O que mais indignou os cidadãos foram os comentários ‘sem edição’ — crus e obscenos – que atingiam até as próprias vítimas, mais de três mil mortes causadas pelo furacão Maria que atingiu o Caribe em 2017.

Ao longo deste mês foram sendo divulgados excertos das conversas — de teor sexista, homofóbico e ofensivo para os mortos — mantidas entre membros do gabinete do governador Ricardo Rosselló, do Novo Partido Progressivo.

Doze homens, incluindo, o governador, troçam de colegas e adversários, de jornalistas e celebridades, por serem mulheres, por serem gays ... A mais ofensiva foi a andeota sobre pilhas de corpos nas morgues após a devastação do furacão de setembro de 2017.

São no total oitocentas e oitenta e nove páginas do chat do aplicativo de mensagens Telegram que foram reveladas e deixaram os portorriquenhos indignados com a conclusão :”Roubam-nos e troçam de nós”.

O excerto na página 34 mostra o próprio governador Rosselló a expressar: "Grande trabalho, pessoal! Vamos comer como otários até os nossos". O contexto são as manobras para atacar os rivais do Partido Popular Democrático.

O governador resistiu ao longo de várias semanas, enquanto as conversas iam sendo publicadas nos meios de comunicação a conta-gotas. Com o tempo e o adensar das revelações, Rosselló interrompeu as férias na Europa para gerir a crise. Mas tendo perdido todos os apoios, não lhe restou senão demitir-se na quarta-feira, 24, com efeitos a partir de agosto. Fontes: El País/Washington Post; Ilustração: O governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló Foto: ALEX WONG / AFP

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project