NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal: AULP apresenta programa “ProCultura+” com 94 bolsas de mobilidade para estudantes e professores 12 Janeiro 2023

A Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP) apresenta programa “ProCultura+” com 94 bolsas de mobilidade para estudantes e professores, visando promover a capacitação artística e construção de pensamento crítico de estudantes dos PALOP e Timor-Leste.

Portugal: AULP apresenta programa “ProCultura+” com 94 bolsas de mobilidade para estudantes e professores

O programa engloba áreas, como dança, música, teatro, cinema, gestão do património cultural, língua, culturas e literatura portuguesa, incidindo exclusivamente sobre o primeiro ciclo de estudos superiores (licenciatura) dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste (PALOP-TL)

“O ProCultura+ é um programa de mobilidade internacional que envolve 50 estudantes dos PALOP-TL (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e 44 professores dos PALOP-TL e de Portugal”, anunciou a AULP.

De acordo com a mesma fonte, as mobilidades decorrem entre Fevereiro de 2023 e Julho de 2025 e têm a duração de um semestre lectivo para os estudantes, e de uma semana de trabalho para os professores.

Para este projecto, a AULP, conjuntamente com 11 instituições de ensino superior de Portugal, obtiveram uma Acreditação de Consórcio Erasmus de Mobilidade para o Ensino Superior, o Consórcio ProCultura+ que é válido de Julho de 2021 até Dezembro de 2027.

O Consórcio ProCultura+ obteve financiamento do “Programa Erasmus+ Acção-chave KA171” com um orçamento total de 383.540 euros para implementar o ProCultura+ e mobilizar 50 estudantes dos PALOP-TL, 22 professores dos PALOP-TL e 22 professores de Portugal.

As 11 instituições de ensino superior portuguesas que integram o Consórcio ProCultura+ são o Instituto Politécnico de Bragança, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Lisboa, a Universidade do Algarve, a Universidade de Aveiro, a Universidade da Beira Interior, a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade de Coimbra, a Universidade da Madeira, a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Porto.

Por outro lado, as nove instituições de ensino superior parceiras dos PALOP-TL são a Universidade Agostinho Neto e a Universidade de Luanda – Faculdade de Artes em Angola, a Universidade de Cabo Verde, a Escola Normal Superior Tchico Té na Guiné-Bissau, a Universidade Eduardo Mondlane, a Universidade Pedagógica e o Instituto Superior de Artes e Cultura em Moçambique, a Universidade de São Tomé e Príncipe e a Universidade Nacional de Timor Lorosa’e em Timor-Leste.

As candidaturas ao projecto podem ser feitas através do https://proculturamais-aulp.org/a-minha-candidatura/, com preenchimento do formulário online disponibilizado nesta plataforma.

A AULP, fundada em 1986, é composta por 131 membros dos oito países de língua oficial portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor -, assim como da Região Administrativa Especial de Macau.

Segundo a organização, a instituição “tem como missão promover a colaboração multilateral entre as universidades e institutos superiores dos países de expressão portuguesa”.

Conforme a mesma fonte, a AULP “tem estimulado programas de intercâmbio de alunos e docentes e estreitando as relações com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), da qual é observador consultivo”.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project