INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal: Arriais, música e petiscos marcam celebração das festas populares em Lisboa 14 Junho 2022

Arraiais com petiscos, música, arte urbana e desfile de marchas populares fazem parte da celebração dos santos populares, em particular o Santo António, celebrado hoje, 13 de Junho, e que vai até ao final do corrente mês.

Portugal: Arriais, música e petiscos marcam celebração das festas populares em Lisboa

A noite deste domingo, 12, foi considerado o ponto alto da celebração, em que as marchas populares desceram a Avenida da Liberdade, ao mesmo tempo que nos bairros como Beato, Bairro Alto, Rato, Alfama, Lumiar e Belém podia-se encontrar várias atividades, nomeadamente cinema ao ar livre, arraiais e petiscos.

Depois de dois anos sem festejos dos santos populares por causa da pandemia da covid-19, os marchantes voltaram a invadir a Avenida da Liberdade e, este ano, pela primeira vez, com participação da marcha infantil das escolas de Lisboa.

Marchas dos Mercados, da Santa Casa, da Mouraria, do Castelo, de Carnide, da Bela Flor-Campolide, do Bairro Alto, do Bairro da Boavista, da Penha de França, do Lumiar, de Belém, da Baixa, da Madragoa, de Campo de Ourique, de Alcântara, de Alfama, da Ajuda, de Marvila, da Bica, de São Vicente, dos Olivais e do Alto do Pina participaram no desfile.

Este ano, a Madragoa venceu o desfile das marchas populares, em segundo ficou Alcântara e terceiro Alto da Pina (vencedor da última edição em 2019).

Na tarde de hoje, feriado municipal em Lisboa e Dia de Santo António, acontece a procissão em honra deste santo popular, que tem fama de casamenteiro, percorrendo as ruas que rodeiam a Sé, sendo que a anteceder, no domingo, 12, aconteceram os Casamentos de Santo António, também na Sé de Lisboa, de 16 casais.

Por ser o mês dos santos populares com festas e arraiais por todo o país, para além de Lisboa que celebra o Santo António, no Porto celebra-se o São João, na noite de 23 para 24 de Junho e no dia 29 de Junho há o São Pedro em várias localidade de Portugal, como Sintra e Évora.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project