Em declarações à Inforpress, o colaborador da Associação Amigas do Peito Lagoa Vicente explicou que o encontro científico se enquadra no 3º Encontro Outubro Rosa das Amigas do Peito, que engloba, também, um evento musical a ser realizado no dia 29 de Outubro, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa.
Esse evento musical terá o apoio da Banda da Armada Portuguesa, que terá 100 elementos em palco, com a cantora portuguesa Dulce Pontes e a cantora cabo-verdiana Solange Cesarovna.
“Queremos fazer esse evento, fechando o mês de Outubro, que é o mês que a OMS dedica ao cancro da mama, chamando cá médicos de Cabo Verde, para que intervenham, tendo conhecimento dos avanços científicos que houve nesta área e também, procurando fazer o balanço da cooperação até agora havida com Cabo Verde”, esclareceu.
Segundo Lagoa Vicente, que é um enfermeiro reformado do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e também advogado, para o encontro, que irá decorrer no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, até ao momento já estão confirmadas as presenças da ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, e do ministro das Comunidades, Jorge Santos.
“Já foram enviados convites aos homólogos portugueses e também será enviado ao Presidente da República de Portugal, atendendo que esteve presente na inauguração da nova sede social das Amigas do Peito”, contou.
Lagoa Vicente esclareceu que os especialistas cabo-verdianos vão estar presentes para juntos com os especialistas portugueses fazerem esse debate, já que há uma cooperação, bilateral [Cabo Verde e Portugal] na área da saúde, e uma relação de cooperação entre a Associação Amigas do Peito e Liga Cabo-verdiana contra o Cancro e a Associação Cabo-verdiana de Luta Contra o Cancro.
No quadro dessa cooperação, o colaborador disse que a Associação Amigas do Peito, com a sua presidente da direcção, sócia fundadora e médica Emília Vieira, já foram a Cabo Verde duas vezes (Santiago, Sal, São Vicente e Santo Antão).
“Classifico as relações entre os dois países de excelentes e gostaríamos de ver reproduzidas com os outros países dos PALOP [Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa], os moldes com têm corrido a cooperação entre Cabo Verde e Portugal”, ambicionou.
A Associação Amigas do Peito, que existe desde 2008, é uma instituição de solidariedade social que informa, esclarece e ajuda a humanizar o cancro da mama.
A associação trabalha essencialmente com pessoas que vêm de outras regiões de Portugal e dos (Cabo Verde, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe) que chegam a Lisboa para tratamento do cancro da mama.
Todos os anos a Associação Amigas do Peito dá assistência a uma média de 400 doentes, sendo que cerca de metade é de Cabo Verde.
A Semana com Inforpress