CINEMA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Portugal: Associação Cabo-verdeana de Lisboa recebe antestreia do filme “O Poeta da Ilha” de Júlio Silva 13 Mar�o 2022

A Associação Caboverdeana (ACV) em Lisboa recebe hoje a antestreia do filme “O Poeta da Ilha”, de Júlio Silva, que relata um evento da história de Portugal resultante do movimento político e social, ocorrido em Abril de 1974.

Portugal: Associação Cabo-verdeana de Lisboa recebe antestreia do filme “O Poeta da Ilha” de Júlio Silva

Segundo o autor e realizador citado pela Inforpress, o filme de ficção baseado em factos reais conta um acontecimento na época colonial, em que a polícia política persegue todos aqueles que contestam o regime.

Para a mesma fonte, muitos jovens fugiram para a Guiné-Bissau para fazerem parte das fileiras do Partido Africano da Independência de Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e os que não puderam, decidiram fazer “uma contra ao regime na clandestinidade”.

Entre esses jovens, se destaca um poeta cabo-verdiano que é preso três dias antes da Revolução de 25 de Abril, também conhecida como Revolução dos Cravos ou Revolução de Abril, numa longa-metragem de 83 minutos, gravada nas ilhas de São Vicente e Santo Antão e em Portugal.

Protagonizado pelo actor João Graça, ao lado de Bia Barbosa, Rick Gonçalves e Merita Veríssimo, o filme “refere-se a um evento da história de Portugal resultante do movimento político e social, ocorrido em Abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo”, explica o cineasta moçambicano.

“Tenho amigos e familiares que estiveram na luta na clandestinidade e foram presos pela PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado português). Ouvindo esses depoimentos, resolvi escrever um conto sobre um poeta que pudesse representar todas as pessoas que lutaram na clandestinidade”, explicou o realizador numa entrevista à Inforpress em Fevereiro.

Júlio Silva já realizou 14 filmes africanos, sendo 11 em Moçambique e três em Cabo Verde, e já ganhou vários prémios em festivais internacionais, nomeadamente em Portugal, Brasil e Angola.

A sessão de antestreia nas instalações da ACV está marcada para as 17:00 locais.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project